Mídias Sociais

Política

Prefeitos de Casimiro de Abreu e de Campos dos Goytacazes iniciam mandato organizando secretariado e planejando ações

Avatar

Publicado

em

 

Na 1ª semana do novo ano, os novos prefeitos de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (CIDADANIA), e de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PSD), iniciaram seus mandatos em contato com seus novos secretários visando o planejamento para enfrentar as dificuldades que os municípios enfrentam, entre elas, a pandemia do coronavírus.

Em Casimiro, Ramon Gidalte aproveitou o início da semana para visitar secretarias e conversar com servidores públicos municipais das pastas de Obras, de Saúde e de Educação, e também começou a estudar formas de retomar os programas sociais paralisados pela pandemia.

“Os programas sociais são de fundamental importância para o município. Queremos retornar as atividades, porém somente com a autorização do Ministério Público [do Estado do Rio, MPRJ]. Por isso estamos buscando todas as maneiras para seguir os protocolos de segurança sanitária necessários para o retorno das atividades”, disse o novo prefeito de Casimiro de Abreu nesta terça-feira, 5, em reunião com a nova secretária de Assistência Social, Maria Cristina de Lima, e a assessora técnica da pasta, Andréa Oity (na foto).

Em Campos, Wladimir Garotinho iniciou a semana cumprindo uma das promessas de campanha, reduzindo o número de cargos comissionados e de funções gratificadas com objetivo de reduzir os gastos da folha salarial da prefeitura.

Com o novo organograma, publicado nos atos oficiais do município também nesta terça-feira, a expectativa é de mais de 8 milhões de reais em economia na folha salarial dos servidores públicos municipais, embora o número de cortes nos chamados DASs não tenha sido divulgado.

“Outra mudança foi a transformação de superintendências em subsecretarias, fazendo com que tenha somente um ordenador de despesa na figura do seu secretário. Mas não é só isso. O organograma também traz um agrupamento de órgãos públicos em determinado prédio, o que gera outra economia, por exemplo, com segurança, limpeza, entre outros”, explicou o novo secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, ao portal Viu!

No maior município da região do entorno da Bacia de Campos, o novo prefeito, filho dos ex-governadores do Rio, Anthony e Rosinha Garotinho, nem todas as secretarias foram preenchidas, o que deve acontecer até o fim desta semana.

Dentre as pastas consideradas de alta confiança do governo, ainda faltam as nomeações oficiais dos secretários de Desenvolvimento Humano e Social, de Obras, Infraestrutura e Habitação, de Agricultura, Pecuária e Pesca, e de Educação.

Mais lidas da semana