Mídias Sociais

Política

Nova fase de matrícula da para as escolas da rede pública estadual de educação do Rio termina na próxima quinta-feira, 14

Publicado

em

 

Começou nesta semana e vai até a próxima quinta-feira, 14, o prazo para a confirmação de matrículas nas escolas públicas estaduais visando o ano letivo de 2021, que devem ser feitas seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Educação.

A pasta lembra que o dia e a hora para entrega de documentação dos alunos nas unidades em que foram alocados já estão disponíveis no site Matrícula Fácil, que pode ser acessado através do link, matriculafacil.rj.gov.br.

“Pais e alunos maiores de 18 anos da rede estadual de ensino têm de hoje (4) até o dia 14 de janeiro para comparecer à unidade escolar e realizar a confirmação da matrícula. Este ano, para não haver aglomeração, a entrega da documentação do estudante será feita com dia e hora previamente agendados”, avisou a Secretaria Estadual de Educação.

Desde o último dia 30 de dezembro, os sites do Matrícula Fácil e da própria pasta, disponibilizam uma listagem nominal dos alunos que foram alocados na 1ª fase de pré-matrículas, que terminou no último dia 22 de dezembro.

A Secretaria Estadual de Educação do Rio explica que, no ato da matrícula, é necessário apresentar originais e cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento; da Carteira de Identidade ou documento que a substitua; do CPF, caso possua; do Histórico Escolar ou de uma declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola.

Para menores de 18 anos, são necessárias as  apresentações de original e cópia da Carteira de Identidade e do CPF do responsável legal; do laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); de um comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula; e de um atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.

A 2ª fase de matrículas, para os alunos que se inscreveram na 1ª fase, mas não foram alocados em nenhuma unidade da rede pública estadual de ensino, acontece nos dias 25 e 26 de janeiros. A partir do dia 27, as oportunidades serão para aqueles que não confirmaram matrícula e para quem não se inscreveu.

“Diferente da fase anterior, essa é uma etapa concorrente, em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª fase, e o candidato escolhe apenas uma escola. A alocação é feita de forma imediata, por ordem de conclusão da inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas”, garante a pasta da Educação estadual.

Mais lidas da semana