Na 1ª sessão ordinária do retorno do recesso parlamentar, na manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro, na Câmara Municipal de Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) participou da abertura dos trabalhos legislativos de 2022.
De maneira virtual, já que a sessão foi realizada de forma híbrida, ou seja, com participações presenciais e virtuais, Welberth Rezende, que já atuou como vereador em Macaé, entre 2013 e 2018, e como deputado estadual, entre 2019 e 2020, reforçou a importância do enfrentamento da pandemia do coronavírus.
O prefeito falou também sobre temas importantes da cidade, como o reajuste dos servidores, futuras obras e obras em andamento, além de outras pautas, sempre ressaltando a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo.
“É com grande alegria que participo da abertura do ano legislativo, uma vez que já fui vereador”, lembrou Welberth Rezende.
O chefe do Executivo destacou ainda a necessidade da participação popular no seguimento dos protocolos definidos pelos órgãos de saúde, no enfrentamento à pandemia do coronavírus, que, voltou a apresentar alta de casos em todo o país desde a virada do ano.
Welberth Rezende revelou que, nesse sentido, uma das ações do município será a testagem em massa, que acontecerá nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, com a disponibilidade de milhares de testes.
“O município disponibilizou 10 mil testes para serem utilizados na população”, contou o prefeito, que reforçou a importância da vacinação pediátrica, para crianças com idade entre 5 e 11 anos, “a vacina salva vidas e é importante que os pais levem seus filhos para vacinar, principalmente com a volta do ano letivo que terá início na próxima segunda-feira (7)”.
O prefeito lembrou ainda que o Executivo já prepara um projeto de lei para ser enviado à Câmara para o reajuste do servidor municipal que tem a data-base no mês de maio, cm proposta de equiparação salarial de algumas categorias.
“Além do reajuste do servidor, estamos ajustando a equiparação salarial de algumas categorias, como os auxiliares de serviços gerais que ganham menos de 1 salário mínimo, questões sobre a aposentadoria, triênio, insalubridade, entre outros assuntos”, contou Welberth Rezende.
Sobre a realização de obras o chefe do Executivo enumerou as ações feitas no deck da Praia dos Cavaleiros, no Ginásio Poliesportivo, no Parque de Exposições Latiff Rocha Mussi, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, nos terminais de ônibus, na Ponte do Baião, além das obras de recuperação das praças nas áreas urbanas, entre outras obras de melhorias.
Por fim, Welberth Rezende destacou o aumento da oferta de empregos no município, que vem sendo destacado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), desde 2021, com a recuperação de diversos setores após o início da pandemia, em março de 2020.
O prefeito lembrou ainda que, segundo dados levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do governo federal, Macaé gerou mais de 11 empregos em 2021, apresentando uma recuperação de mais de 4 mil vagas, depois de ter fechado 2020 com a perda de quase 8 mil empregos de carteira assinada.
Os dados do CAGED reforçam que a recessão de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), causados pela pandemia do coronavírus e pelas políticas econômicas do ministro Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ajudaram a impactar negativamente o nível de contratações com carteira assinado, não apenas em Macaé, como em toda a região Norte Fluminense.