Mídias Sociais

Política

Prefeito Welberth Rezende participa de sessão na Câmara na reabertura dos trabalhos após recesso legislativo

Publicado

em

 

Na 1ª sessão ordinária do retorno do recesso parlamentar, na manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro, na Câmara Municipal de Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) participou da abertura dos trabalhos legislativos de 2022.

De maneira virtual, já que a sessão foi realizada de forma híbrida, ou seja, com participações presenciais e virtuais, Welberth Rezende, que já atuou como vereador em Macaé, entre 2013 e 2018, e como deputado estadual, entre 2019 e 2020, reforçou a importância do enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O prefeito falou também sobre temas importantes da cidade, como o reajuste dos servidores, futuras obras e obras em andamento, além de outras pautas, sempre ressaltando a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo.

“É com grande alegria que participo da abertura do ano legislativo, uma vez que já fui vereador”, lembrou Welberth Rezende.

O chefe do Executivo destacou ainda a necessidade da participação popular no seguimento dos protocolos definidos pelos órgãos de saúde, no enfrentamento à pandemia do coronavírus, que, voltou a apresentar alta de casos em todo o país desde a virada do ano.

Welberth Rezende revelou que, nesse sentido, uma das ações do município será a testagem em massa, que acontecerá nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, com a disponibilidade de milhares de testes.

“O município disponibilizou 10 mil testes para serem utilizados na população”, contou o prefeito, que reforçou a importância da vacinação pediátrica, para crianças com idade entre 5 e 11 anos, “a vacina salva vidas e é importante que os pais levem seus filhos para vacinar, principalmente com a volta do ano letivo que terá início na próxima segunda-feira (7)”.

O prefeito lembrou ainda que o Executivo já prepara um projeto de lei para ser enviado à Câmara para o reajuste do servidor municipal que tem a data-base no mês de maio, cm proposta de equiparação salarial de algumas categorias.

“Além do reajuste do servidor, estamos ajustando a equiparação salarial de algumas categorias, como os auxiliares de serviços gerais que ganham menos de 1 salário mínimo, questões sobre a aposentadoria, triênio, insalubridade, entre outros assuntos”, contou Welberth Rezende.

Sobre a realização de obras o chefe do Executivo enumerou as ações feitas no deck da Praia dos Cavaleiros, no Ginásio Poliesportivo, no Parque de Exposições Latiff Rocha Mussi, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, nos terminais de ônibus, na Ponte do Baião, além das obras de recuperação das praças nas áreas urbanas, entre outras obras de melhorias.

Por fim, Welberth Rezende destacou o aumento da oferta de empregos no município, que vem sendo destacado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), desde 2021, com a recuperação de diversos setores após o início da pandemia, em março de 2020.

O prefeito lembrou ainda que, segundo dados levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do governo federal, Macaé gerou mais de 11 empregos em 2021, apresentando uma recuperação de mais de 4 mil vagas, depois de ter fechado 2020 com a perda de quase 8 mil empregos de carteira assinada.

Os dados do CAGED reforçam que a recessão de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), causados pela pandemia do coronavírus e pelas políticas econômicas do ministro Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ajudaram a impactar negativamente o nível de contratações com carteira assinado, não apenas em Macaé, como em toda a região Norte Fluminense.

Mais lidas da semana