Mídias Sociais

Política

Prefeito de Macaé faz visita ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio

Publicado

em

 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), visitou, nesta terça-feira, 5, foi recebido nesta semana pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), durante a visita de representantes da Prefeitura de Macaé ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR).

O espaço é responsável pelo monitoramento e otimização do funcionamento diário da Cidade Maravilhosa, prevendo e gerenciando, entre outras coisas, as condições climáticas e meteorológicas da cidade, possíveis deslizamentos, enchentes e até acidentes, além da Cidade do Conhecimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“O objetivo foi conhecer as boas práticas de um sistema já em funcionamento e comprovadamente eficiente, levando em conta a realização de grandes eventos como as Olimpíadas do Rio 2016, entre outros”, contou a prefeitura.

De acordo com o prefeito de Macaé, o projeto de uma central de monitoramento já foi iniciado na Capital Nacional do Petróleo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, mas ainda está sendo adaptado às necessidades do município.

“Viemos aprender mais sobre o funcionamento do COR para que possamos aperfeiçoar e prosseguir com o projeto. A finalidade é a melhoria da segurança pública, o monitoramento do trânsito, além de integração dos serviços prestados à população”, contou Welberth Rezende.

A visita contou com a presença técnicos da prefeitura de Macaé, além do secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jayme Muniz, do coordenador operacional da Guarda Municipal de Macaé, Raphael Otero Pires.

Os representantes da Prefeitura de Macaé foram recebidos pelo chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, e pela equipe de controle operacional do COR, onde foi apresentado todo o funcionamento do sistema.

“Nosso objetivo é fazer de Macaé uma cidade mais moderna, onde os órgãos estarão trabalhando integrados. É um projeto coordenado pela secretaria que também pode atender todos os outros órgãos municipais, sem limites”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé.

O prédio do COR funciona como quartel-general de integração das operações urbanas no município do Rio, monitorando de forma integrada cerca de 30 órgãos, entre secretarias municipais e concessionárias de serviços públicos, numa operação que visa minimizar seus impactos na rotina do cidadão ou durante a realização de grandes eventos.

Mais lidas da semana