Mídias Sociais

Cidades

Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, tem pedido de registro de candidatura aceito pela Justiça Eleitoral

Avatar

Publicado

em

 

Na última atualização do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira, 5 de setembro, mais pedidos registro de candidatura a prefeito, vice-prefeito e vereador aparecem com o resultado do julgamento em algumas cidades da região.

No site, que possui informações sobre as candidaturas em todo país, as cidades que mais tiveram novidades foram Macaé, Rio das Ostras e Armação dos Búzios, onde alguns candidatos à prefeitura tiveram seus pedidos deferidos pela Justiça Eleitoral.

Em Macaé, o atual prefeito, Dr. Aluízio (PMDB), e os vereadores Chico Machado (PDT) e Igor Sardinha (PRB) já aparecem com os pedidos aceitos, bem como seus vices, Vandré Guimarães (PMDB), André Longobardi (PR) e Amaro Luiz (PSB), respectivamente.

Ao todo, na cidade, já são 174 pedidos de candidatura deferidos, 3 renúncias e 94 pedidos aguardando julgamento.

Em Rio das Ostras, aumenta a expectativa pelos julgamentos dos pedidos de candidaturas do atual prefeito, Alcebíades Sabino (PSDB), condenado por improbidade administrativa em março de 2014, e do ex-prefeito, Carlo Augusto Balthazar (PMDB), que estava inelegível até junho deste ano, quando conseguiu reverter condenação e assumiu cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) como deputado estadual.

Enquanto os resultados dos julgamentos das candidaturas deles não saem, assim como o da candidatura do vereador Deucimar Talon (PRTB), os outros 3 candidatos à prefeitura da cidade deram passo importante para confirmar seus nomes nas urnas nas eleições municipais do próximo dia 2 de outubro.

Nesta segunda-feira, os pedidos de Flávio Poggian (REDE) e Winnie Freitas (PSOL), foram também deferidos pela Justiça Eleitoral, assim os pedidos de seus vices, respectivamente, Cristina Domingos (PMB) e Gabriel Fhelipe (PSOL), que juntam à chapa formada por Adrian Mussi (PHS) e Dal (PHS).

No total, a cidade já tem 226 pedidos de candidatura deferidos, sendo 1 com recurso; 2 pedidos indeferidos, sendo 1 com recurso; 5 renúncias; e 2 cancelamentos, além de 87 pedidos aguardando julgamento.

 

Pedidos Indeferidos – Em Armação dos Búzios, quem acompanha a política na cidade pode ter levado um susto com as atualizações, que trouxeram os pedidos de registro de candidatura do atual prefeito, Dr. André (PMDB), e do ex-prefeito, Mirinho Braga (PDT), indeferidos.

Mas o TSE explica que a situação dos candidatos, apesar de ser preocupante, está longe de ser definitiva. Segundo o Tribunal, a decisão que aparece no site se refere ao julgamento de primeira instância, e cabe recurso.

“Primeiro, os candidatos são julgados pelo juiz eleitoral do município. E o site atualiza essas decisões. Mas não é definitivo. O candidato não está fora da disputa. Cabe recurso. E o ele pode fazer campanha normalmente. Às vezes o resultado pode sair até depois das eleições”, explica o TSE.

O Tribunal esclarece que depois de os pedidos de registro de candidatura julgados pela Justiça Eleitoral do município, eles passam ainda para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado, onde a decisão municipal pode ser confirmada ou revertida.

“Depois, ainda tem o TSE, que é a última instância. Mas poucos casos chegam ao TSE. A maioria é resolvida pelo TRE de cada estado mesmo” , garante o TSE.

Um detalhe curioso é que apesar dos indeferimentos dos pedidos dos candidatos a prefeito, os vereadores Henrique Gomes (PP) e Leandro Pereira (PHS), vices de Dr. André e Mirinho, respectivamente, tiveram suas candidaturas aceitas pela Justiça Eleitoral.

Na cidade de Armação dos Búzios, já são 144 pedidos de candidatura deferidos, 10 pedidos indeferidos, 6 renúncias, e apenas 6 aguardando julgamento.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana