Mídias Sociais

Cidades

Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, convoca população para luta contra Aedes aegypti

Avatar

Publicado

em

 

No fim da tarde da última terça-feira, 10, o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB), que também responde pela Secretaria de Saúde, convocou servidores de todos os órgãos da administração municipal para uma reunião para traçar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

No encontro, o prefeito lembrou, porém, da importância da união entre governo e população para combater a proliferação do mosquito, que é vetor d doenças como a dengue, zika e chikungunya.

“Se não realizarmos juntos, população e governo, um combate efetivo ao Aedes aegypti, poderemos ter uma grave epidemia de dengue, zika e chikungunya”, alertou Dr. Aluízio.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, e foi mais uma ação da campanha Macaé contra o Aedes, relançada pela prefeitura esta semana, devido ao início do período das chuvas de verão.

“O primeiro passo é a conscientização em massa, que tem quer ser feita de forma sistemática. Em segundo lugar, vem o trabalho do poder público e dos moradores. Não adianta só a prefeitura fazer a parte dela, já que 94% dos focos estão dentro das casas. Todos têm que fazer juntos esse trabalho. Isso é fundamental para combatermos o mosquito”, comentou o prefeito.
Para ajudar na conscientização dos servidores, o biólogo Gilberto Rozindo conduziu uma palestra com o tema Bioecologia do Aedes aegypti, e ao final, concordou com Dr. Aluízio sobre a importância da participação popular.

“O controle é difícil, porque depende muito dos cidadãos. Os focos do mosquito, às vezes, estão em locais inusitados, como, por exemplo, atrás da geladeira, no reservatório de água. O maior êxito do controle é combater as larvas”, pontuou.
Segundo a prefeitura, participaram do encontro representantes de órgãos públicos como a Defesa Civil e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de servidores de todos os órgãos da municipalidade, convocados por decreto.

“Para vencer a guerra contra o transmissor, todos os setores da prefeitura de Macaé atuam no combate ao Aedes aegypti em toda a área do município”, garante o governo.

Ações – Desde o primeiro dia de campanha, uma força-tarefa montada na Praça Washington Luiz, no Centro, concentra ações para o controle ao vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika, orientando à população sobre a importância de eliminar os criadouros em suas residências.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana