Mídias Sociais

Política

Prefeito de Cabo Frio enumera feitos do seu primeiro ano de Governo

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O Prefeito de Cabo Frio celebrou nesta quinta-feira, 18, seu primeiro ano a frente do Governo Municipal. Apesar de ter começado a Governo com mais de R$ 1,3 bilhão em dívidas acumuladas de gestões passadas, o prefeito listou uma séria de ações, que conseguiu concretizar em prol do município.

“O trabalho é árduo e difícil, mas é preciso mais tempo para retribuir. Não tenho vaidade de ser prefeito, e sim, o desejo enorme de contribuir para o desenvolvimento do município", destacou o prefeito.

Nesses primeiros meses de mandato, foram realizadas obras de revitalização do Morro da Guia, orla da Praia do Peró (Bandeira Azul), acesso ao Forte São Mateus, Mirante do Arpoador e orla da Praia do Forte. Recentemente, foi iniciada a recuperação de 200 metros da Orla de Tamoios, com serviços de contenção, recuperação asfáltica e das calçadas e reparo da iluminação pública e troca de postes.

Três mil novas lixeiras foram instaladas em locais de maior fluxo de pessoas e a coleta de lixo domiciliar em Tamoios foi ampliada. Antes, o serviço funcionava somente pela manhã, mas agora atua nos três turnos do dia, em todas as ruas da localidade. Além disso, a Prefeitura realiza poda de árvores, coleta de lixo, varrição, entre outros serviços.

A Praia do Peró conquistou o maior símbolo de qualidade, sustentabilidade e acessibilidade que uma praia pode obter, a certificação do Programa Bandeira Azul, durante a temporada 2018/2019. O governo segue trabalhando para que na próxima temporada a bandeira seja hasteada novamente. Um projeto de construção de novos quiosques está em andamento, além de uma nova rede de água e esgoto nos 500 metros certificados.

Para fomentar o turismo, parcerias com a China e Portugal foram firmadas durante esse tempo de gestão. O prefeito chegou a visitar a cidade chinesa de Huzhou para formalização do acordo de cooperação mútua que transforma os dois municípios em “cidades amigas”. Por outro lado, a comitiva de Ílhavo, cidade portuguesa, desembarcou em Cabo Frio em maio deste ano. A delegação participou de encontros, visitas técnicas, palestras, além da solenidade que firmou a coirmandade entre os dois municípios. Na prática, essa parceria coloca Cabo Frio como destino turístico desses países para fomentar o setor e também possibilita parcerias comerciais.

Na área da saúde, uma das grandes conquistas para o governo está sendo a economia de cerca de 20 milhões com os pregões para aquisição de medicamentos e insumos, e a informatização na marcação de consultas. Esse procedimento passou a ser descentralizado e as unidades de saúde dos bairros é que estão responsáveis por marcar as consultas. A ideia é aproximar os locais de marcação do paciente oferecendo mais comodidade. Agora as ofertas de vagas da rede municipal são visíveis para todas as unidades.

Outro destaque desses 365 dias de governo foi a criação do Plano de Mobilidade Urbana, que torna a cidade apta a requerer recursos federais para a implantação de projetos. O documento aborda os aspectos de acessibilidade, planejamento cicloviário, transporte público coletivo, transporte motorizado individual, mobilidade e turismo, infraestrutura e planejamento urbano, educação para o trânsito e transporte de cargas, com diretrizes e propostas bem definidas e divididas em curto, médio e longo prazos.

O cadastramento do comércio de ambulantes foi outro ponto alto do governo. Com os crachás atualizados, esses profissionais estão autorizados a trabalhar nas praias, ruas e praças com seus direitos respeitados. O trabalho de combate à flanelinhas é umas das ações constantes da Prefeitura, assim como as operações para coibir irregularidades, como carros de som, obstrução de calçadas e estabelecimentos sem alvará de funcionamento.

Às margens do Canal do Itajuru e da Praia das Palmeiras também passaram por uma ação de ordenamento para melhorar o aspecto paisagístico e facilitar o acesso do cidadão às praias, além de evitar endemias causadas pelas embarcações abandonadas. Também foram plantadas cerca de 700 mudas de plantas e árvores e/ou substituídas no primeiro e segundo distritos.

O governo construiu as escolas municipais Alfredo Castro e Maria Heleno Bello da Costa; e está reformando as unidades Antônio da Cunha, na Passagem; Rui Capdeville, no Guarani; e Maria Salvadora, em Maria Joaquina. Em Tamoios, realizou a locação de 13 ônibus escolares, que se somam aos sete que são próprios da Secretaria Municipal de Educação (Seme), totalizando frota de 20 veículos para atender os cerca de 2.450 alunos do distrito distribuídos nas 26 escolas da localidade.

Recentemente, o governo passou por uma reforma administrativa devido as dificuldades financeiras que o município enfrenta. Os cargos comissionados foram reduzidos cerca de 30%. Com esse passo, a máquina pública terá uma redução anual de mais de 6 milhões de reais, que poderão ser investidos em situações emergenciais.

Essas foram apenas algumas das ações realizadas nos últimos 12 meses de gestão, que espera fazer muito mais até o final do mandado, que encerra no final de 2020.

 

Mais lidas da semana