Mídias Sociais

Política

Prazo para fim do cadastramento biométrico eleitoral obrigatório termina em 1 de dezembro em 4 cidades da região

Avatar

Publicado

em

 

Termina no próximo dia 1 de dezembro deste ano o prazo para o cadastramento biométrico obrigatório em 28 municípios do Estado do Rio de Janeiro, dos quais 4 municípios estão na Região dos Lagos e do Norte Fluminense.

Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RJ), que informou também que somando os 28 municípios, quase 580 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento, e têm pouco menos de 1 mês para comparecer ao posto de atendimento responsável em cada localidade.

Segundo o TRE-RJ, todos os 4 municípios da região estão na lista dos 15 que apresentam índice de comparecimento abaixo da meta estipulada pela Justiça Eleitoral, somando quase 520 mil eleitores que continuam sem biometria.

Nessa lista estão, Arraial do Cabo, Carapebus, Iguaba Grande e Quissamã , além de Comendador Levy Gasparian, Duque de Caxias, Laje do Muriaé, Magé, Mendes, Miracema, Porciúncula, Porto Real, Rio Claro, São João de Meriti e Silva Jardim.

Já nos municípios de Cardoso Moreira, Cordeiro, Italva, Itaocara, Macuco, Natividade, Quatis, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Varre-Sai e Vassouras, os atendimentos têm superado as expectativas.

“Além de não poder votar, o cancelamento do título impede o eleitor de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família; de obter passaporte; de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa”, alerta o TRE-RJ.

A Justiça Eleitoral fluminense explica que, para fazer a biometria, o eleitor deve fazer o agendamento pelo site do TRE-RJ através do link, www.ter-rj.jus.br, ou pela Central de Atendimento Telefônico (CAE), através do número (21) 3436-9000.

“Quem preferir, pode comparecer diretamente à CAE da sede do Tribunal, que atende eleitores de todo o Estado por ordem de chegada. Esse posto fica na Av. Presidente Wilson, 198, Centro do Rio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. No momento do atendimento, é preciso levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência com até 3 meses de emissão, e o título de eleitor, caso possua. Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria”, concluiu o TRE-RJ.

Mais lidas da semana