Mídias Sociais

Política

Pousada da Cidadania, em Macaé, completa 14 anos de serviços prestados na cidade nesta quarta-feira, 22

Publicado

em

 

Inaugurada em 22 de junho de 2008, a Pousada da Cidadania, em Macaé, completa 14 anos nesta quarta-feira, 22, de trabalhos prestados no acolhimento temporário de pessoas que vivem em situação de rua no município.

O espaço, inaugurado na gestão do ex-prefeito Riverton Mussi (PDT), também oferece atendimento em saúde, educação, assistência social e psicológica para pessoas que saíram das ruas, e querem resgatar vínculos familiares e sociais, e desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

“Nossa função é ofertar um atendimento integral, que garanta condições de estadia, convívio, endereço de referência, e acolher com privacidade quem está em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. Além disso, precisamos assegurar que todos tenham uma vida digna com os mesmos direitos de todos”, garantiu o coordenador da Pousada da Cidadania, Alanderson de Souza.

De acordo com a assistente social da Pousada, Eliane Lopes, que trabalha há 10 anos com a população em situação de rua, o trabalho é feito em parceria, porque inclui toda a equipe e a rede de atenção, formada por órgãos parceiros das esferas, municipal, estadual e federal.

Além disso, o espaço oferece serviços como a emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho, contando, em sua equipe, com representantes da Fundação Leão XIII, do Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran.RJ), de cartórios, e da Agência de Trabalho Educação Profissional e Renda de Macaé (AGETRAB).

O espaço oferece também serviços de saúde com o consultório de rua, e de tratamento para usuários de álcool e drogas, além de cuidado com a saúde mental, em parceria com órgãos da Secretaria de Saúde, bem como benefícios como aposentadoria junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Quando o usuário é idoso e perde sua referência familiar, não tendo condições de gerir a própria vida, ele é incluído em programas sociais como o Instituto de Longa Permanência do Idoso (ILPI) e na Casa do Idoso São João Batista [na Imbetiba], onde são acolhidos permanentemente”, explicou Eliane Lopes.

A Pousada da Cidadania fica na Rua Orlando Tardelli, 206, no Jardim Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste, e atende todo os dias, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, disponibilizando contato pelo e-mail, pousadadacidadania1@gmail.com.

Mais lidas da semana