Mídias Sociais

Política

Petrobras vende 50% de 2 campos da Bacia de Campos para gigante estatal da Malásia

Avatar

Publicado

em

 

A Petrobras finalizou, no último dia 27 de dezembro, a venda de 50% dos direitos de exploração e produção do campo de Tartaruga Verde e do Módulo III do campo de Espadarte, na Bacia de Campos.

As partes dos 2 campos foram vendidos por 691,9 milhões de dólares para a Petronas Petróleo Brasil, subsidiária da Petroliam Nasional Berhad (Petronas), gigante da Malásia no setor petrolífero, em operação que foi concluída com o pagamento do valor a Petrobras, após o cumprimento de todas as condições precedentes previstas no contrato.

A companhia brasileira já havia recebido 258,7 milhões de dólares a título de depósito na data de assinatura, em abril de 2019, e o gerente executivo de Águas Profundas da Petrobras, José Marcusso, destacou a importância da parceria nos campos de Tartaruga Verde e do Módulo III de Espadarte.

“A parceria com a Petronas, empresa integrada e de porte, está alinhada à estratégia da Petrobras de buscar parcerias que agreguem valor aos seus ativos de interesse em águas profundas e ultraprofundas”, avaliou o diretor.
Para diretor geral da Petronas, Azman A. Aziz, a operação confirma o avanço da Petronas no negócio de petróleo na América do Sul, já que além dos 2 campos, recentemente, a empresa malaia adquiriu 3 blocos em licitação no Brasil.

“Esperamos que essa nova parceria com a Petrobras também atenda às expectativas do setor de energia brasileiro”, declarou Azman A. Aziz.
De acordo com a Petrobras, a venda de parte dos 2 campos da Bacia de Campos traz um novo player em exploração e produção para o Brasil e reforça a estratégia da companhia de atuação em parcerias em exploração e produção em águas profundas.

“A transação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os acionistas”, explicou a estatal brasileira.

A Petrobras reforçou ainda que manterá 50% de participação e a operação dos 2 campos, lembrando que o campo de Tartaruga Verde iniciou sua operação em junho de 2018 e produz atualmente cerca de 103 mil de barris por dia (bpd) de óleo, e 1,2 milhão de metros cúbicos (m³) por dia de gás, enquanto que o Módulo III é uma área do campo de Espadarte a ser desenvolvida de forma integrada com o campo de Tartaruga Verde, com previsão do primeiro óleo em 2021.

Mais lidas da semana