Mídias Sociais

Política

Petrobras anuncia produção recorde em agosto, com média de 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia

Avatar

Publicado

em

 

Nesta semana, a Petrobras divulgou números recordes na produção total de petróleo e gás, incluindo líquidos de gás natural (LGN) no mês de agosto, com média 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), chegando a apresentar pico de produção de 3,1 milhões de barris em 1 dia.
De acordo com informações divulgadas pela estatal na última terça-feira, 3, a média da produção do pré-sal, incluindo a parcela dos parceiros, chegou a 2,2 milhões boed, tendo a produção diária de 2,5 milhões boed.

Ainda segundo a Petrobras, as 7 novas plataformas que entraram em operação desde 2018 alcançaram a produção de 690 mil barris de óleo por dia no início do mês de agosto, com destaque para o crescimento da produção no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, entre os litorais dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para quem estranha o termo, o boed é uma medida usada pela indústria do petróleo para calcular o somatório da produção de petróleo, que é medida em barris, e da produção de gás, que é medida em metros cúbicos.

Os números já são melhores que os de 2018, quando a Petrobras apresentou a sua produção em 1,92 milhão boed. Na época, a produção da estatal estava em queda devido a paradas para manutenção em plataformas em na área do pré-sal da Bacia de Santos e do pós-sal da Bacia de Campos.

A produção de agosto desse ano equivale a um crescimento de 56,25% em relação ao mesmo período do ano passado. O recorde na produção coincide com o início da fase vinculante do processo de venda de 11 participações no Polo Garoupa, na Bacia de Campos, bem como com os avanços nos processos de privatização da Gaspetro e da Eletrobras.

Mais lidas da semana