Mídias Sociais

Cidades

Pesquisas já devem incluir candidatos que estão na lista de registros do TSE

Avatar

Publicado

em

 

Desde a última quinta-feira, 18, todas as pesquisas de opinião pública voltadas para as eleições municipais que acontecem no próximo dia 2 de outubro, devem incluir quem consta de lista de registros de candidatura, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo Tribunal, os nomes de todos aqueles que constem de edital ou lista de registros de candidatura publicados deverão ser incluídos nas pesquisas feitas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Para o ministro do TSE, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, a apresentação da lista de candidatos junto aos consultados na pesquisa é importante para reforçar a democracia e para informar aos eleitores quem são os candidatos.

“Essa regra é importante, porque a democracia, como sempre preconizou Bobbio (Norberto Bobbio, historiador do pensamento político), é o governo do público em público. O eleitor precisa ter as informações na máxima verticalidade possível para fazer escolhas sensatas”, analisou o ministro.

 

Mesas receptoras – Também na última quinta se encerrou o prazo para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) decidirem sobre os recursos interpostos contra a nomeação dos membros das mesas receptoras e do pessoal de apoio logístico dos locais de votação, observado o prazo de 3 dias da chegada do recurso no tribunal.

De acordo com o TSE, a data também marcava o limite para as cortes eleitorais regionais decidirem sobre os recursos interpostos contra a designação dos locais de votação, observado, igualmente, o prazo de 3 dias da chegada do recurso no tribunal.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana