Mídias Sociais

Política

Pensando em melhorar nota da rede pública municipal, Secretaria de Educação de Macaé lança programa Avança Ideb

Avatar

Publicado

em

 

A Secretaria de Educação de Macaé lançou o programa Avança Ideb, com diversas ações visando a melhoria dos níveis do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de ações voltadas para incentivo e sensibilização da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, a antiga Prova Brasil, que resulta no Ideb.

A prefeitura lembra que a próxima avaliação, que acontece de 2 em 2 anos, está prevista para acontecer na rede municipal entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro junto aos estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade, além do Ensino Médio.

Entre as ações previstas pela Educação de Macaé, estão, a monitoria feita pelos alunos contemplados no programa Bolsa Escola que beneficia estudantes do 9º ano, a participação dos alunos em concurso de slogan com logomarca e grito de guerra “Avança Ideb”, aulas de reforço e aprofundamento, a realização de simulados, a visita da equipe do Avança Ideb nas escolas, a reunião com pais de alunos, a disponibilização de informações com descritores do Saeb no site do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM), e a sensibilização especial das turmas, além de acolhimento e mobilização especial no dia da prova.

A Educação ressalta que Macaé conseguiu avançar nos resultados do Ideb 2017, e recorda que nos anos iniciais a nota alcançada chegou a 5,9, valor maior que a média nacional e maior que a média do Estado do Rio, e superior também aos dos anos de 2015 e 2013, quando, respectivamente, as notas foram 5,6 e 5,2.

A pasta recordou também que o município ficou em 3º lugar no Estado do Rio entre os municípios de mais de 100 mil habitantes, e em 1º lugar entre as cidades do Norte Fluminense, alcançando a 14ª posição geral no Estado.

De acordo com o Secretário de Educação e vereador licenciado, Guto Garcia (MDB), o objetivo do programa Avança Ideb é sensibilizar toda a Educação, alunos e profissionais da rede pública municipal, quanto à importância da prova.

“A avaliação externa é importante para que os alunos e toda comunidade escolar se apropriem da nota da escola, e [vejam] como está a qualidade do ensino. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só divulga a nota da escola que tiver 80% de presença no dia da prova”, comentou o gestor da Educação municipal.

Mais lidas da semana