Mídias Sociais

Política

Patrulha Maria da Penha de Macaé muda de endereço, mas continua atendendo vítimas de violência contra a mulher

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou nesta quinta-feira, 18, a mudança de endereço da Patrulha Maria da Penha, programa de combate à violência contra a mulher, e que é vinculado à Secretaria de Ordem Pública.

O programa, que funciona 24 horas por dia, e atende ligações e mensagens de WhatsApp de vítimas de violência contra a mulher, funcionava no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas que atualmente abriga o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé.

Com a mudança, a coordenadoria da Patrulha Maria da Penha agora funciona na Rua Teixeira de Gouveia, 634, no Centro. O programa é uma ação da Secretaria de Ordem Pública, em parceria com as polícias Militar e Civil, além do Hospital Público Municipal (HPM) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).
O programa foi instituído em Macaé em 8 de março de 2017, após aprovação da Câmara Municipal em sessão história em que a mesa diretora chegou a ser ocupada inteiramente por mulheres no Dia Internacional da Mulher daquele ano, e é considerado pioneiro na região.

“O objetivo é fiscalizar e monitorar as determinações judiciais, garantindo a efetivação da lei (Lei 4.350) e, assim, colaborar para a diminuição da violência contra a mulher. O primeiro acolhimento é realizado, normalmente, na delegacia (123ª Delegacia de Polícia Civil). Depois, caso a vítima concorde, institui-se a medida protetiva, com monitoramento do local indicado. A ideia é saber se o agressor aproximou-se, além do envio de relatório ao juiz. A ação tem validade de 120 dias e pode ser prorrogada ou não. Só em 2019 foram realizados cerca de 4 mil atendimentos”, contou a prefeitura.

O Ceam, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, e que também realizado um trabalho de atendimento às vítimas de violência contra a mulher, além de outras atividades voltadas para as mulheres de Macaé, segue funcionando na Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª DP.

Mais lidas da semana