Mídias Sociais

Política

Patrulha Maria da Penha de Macaé muda de endereço, mas continua atendendo vítimas de violência contra a mulher

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou nesta quinta-feira, 18, a mudança de endereço da Patrulha Maria da Penha, programa de combate à violência contra a mulher, e que é vinculado à Secretaria de Ordem Pública.

O programa, que funciona 24 horas por dia, e atende ligações e mensagens de WhatsApp de vítimas de violência contra a mulher, funcionava no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas que atualmente abriga o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé.

Com a mudança, a coordenadoria da Patrulha Maria da Penha agora funciona na Rua Teixeira de Gouveia, 634, no Centro. O programa é uma ação da Secretaria de Ordem Pública, em parceria com as polícias Militar e Civil, além do Hospital Público Municipal (HPM) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).
O programa foi instituído em Macaé em 8 de março de 2017, após aprovação da Câmara Municipal em sessão história em que a mesa diretora chegou a ser ocupada inteiramente por mulheres no Dia Internacional da Mulher daquele ano, e é considerado pioneiro na região.

“O objetivo é fiscalizar e monitorar as determinações judiciais, garantindo a efetivação da lei (Lei 4.350) e, assim, colaborar para a diminuição da violência contra a mulher. O primeiro acolhimento é realizado, normalmente, na delegacia (123ª Delegacia de Polícia Civil). Depois, caso a vítima concorde, institui-se a medida protetiva, com monitoramento do local indicado. A ideia é saber se o agressor aproximou-se, além do envio de relatório ao juiz. A ação tem validade de 120 dias e pode ser prorrogada ou não. Só em 2019 foram realizados cerca de 4 mil atendimentos”, contou a prefeitura.

O Ceam, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, e que também realizado um trabalho de atendimento às vítimas de violência contra a mulher, além de outras atividades voltadas para as mulheres de Macaé, segue funcionando na Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª DP.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana