Mídias Sociais

Política

Parte dos estudantes da rede pública municipal de ensino de Cabo Frio voltou às aulas presenciais nesta segunda-feira, 16

Publicado

em

 

Esta segunda-feira, 16, marcou o retorno das aulas presenciais, paralisadas em março de 2020 em razão da pandemia do coronavírus. Nesta segunda, os alunos de 46 escolas da rede pública municipal de ensino de Cabo Frio voltaram às salas de aula para atividades em formato híbrido, seguindo calendário do governo.

Segundo a prefeitura, a retomada ocorreu com 50% dos estudantes nas salas de aula, e em formato de rodízio, seguindo calendário estipulado pela Justiça, em audiência de conciliação ocorrida no final de julho, entre a Secretaria de Educação de Cabo Frio e o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ).

Na manhã desta segunda-feira, na volta dos alunos às escolas da rede pública municipal, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve na porta da Escola Municipal Professor Edilson Duarte para recepcionar os estudantes e pedir para que redobrem os cuidados para evitar o contágio do vírus.

“É um desafio esse retorno e, para que tudo corra bem, precisamos seguir as orientações dos protocolos, evitar aglomerações e manter o uso de máscaras. Estamos retomando de forma gradual, e atentos para qualquer mudança ou aumento repentino de casos. A segurança da comunidade escolar é nossa prioridade”, afirmou José Bonifácio.

O município contou que os alunos que retornaram às aulas presenciais foram recepcionados seguindo o protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria de Educação e encaminhado às unidades que compõem a rede.

“Na entrada, álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento e cartazes afixados com informações sobre etiqueta respiratória e medidas de combate à Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019). O uso de máscara é obrigatório para alunos e servidores, que receberam da gestão escolar a proteção nos modelos PFF2 e N95”, alertou a prefeitura.

O governo também revelou que os pais e responsáveis pelos alunos da rede pública municipal de ensino de Cabo Frio receberam orientações para evitar aglomerações, respeitando os horários de entrada e saída dos alunos.

Sobre o atendimento nas escolas públicas municipais, a prefeitura lembra que necessário fazer agendamento prévio, não sendo permitido, nesse momento, a entrada e permanência de pais e responsáveis no interior das escolas.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Educação, os alunos foram divididos em grupos, verde, laranja e amarelo, conforme as atividades que compõe o modelo híbrido, ou seja, com aulas presenciais e virtuais.

A previsão da pasta é que, até esta sexta-feira, 20, o grupo verde estará nas unidades escolares de forma presencial e o grupo laranja participará de atividades virtuais, alternando para que possam participar de todas as atividades, enquanto o grupo amarelo é formado por alunos que optaram por permanecer apenas em atividades virtuais.

Segundo o cronograma, esse rodízio dos grupos, verde e laranja, deve ser concluído no próximo dia 28 de agosto, quando todos os alunos dos 2 grupos terão aulas presenciais e virtuais, para que se inicie um novo ciclo.

Mais lidas da semana