Mídias Sociais

Política

Parlamento Juvenil conhece um pouco mais sobre o funcionamento da Prefeitura e da Câmara cabo-friense

Avatar

Publicado

em

 

A posse oficial dos vereadores juvenis acontece no dia 01 de novembro. 

Os 17 vereadores, que integram o Parlamento Juvenil de Cabo Frio estiveram nesta semana conhecendo um pouco mais sobre o funcionamento da Prefeitura e da Câmara cabo-friense.

Na terça-feira, 24, o prefeito Marquinho Mendes recebeu os parlamentares juvenis, em seu gabinete. O encontro serviu para oficializar a criação do parlamento perante o Executivo. O prefeito aproveitou o momento para destacar a importância da participação dos jovens no processo de reconstrução da cidade.

“Tenho certeza que esses jovens, num futuro bem próximo, estarão ocupando um lugar na política cabo-friense. Cabo Frio precisa de pessoas assim, que estejam engajadas na luta para melhorar a nossa cidade, que passa por um momento muito difícil. A reconstrução passa pelos jovens, que são o nosso futuro”, destacou o prefeito.

Em seguida, os dezessete parlamentares juvenis, eleitos entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, passaram por um curso de capacitação sobre o funcionamento da Casa Legislativa e sobre as obrigações e deveres dos vereadores. Eles também conheceram as dependências do prédio, visitaram os arquivos históricos e acompanharam de perto o trabalho dos gabinetes. Para concluir a agenda, eles foram apresentados aos vereadores e à sociedade na sessão ordinária.

Para o Presidente da Câmara, Aquiles Barreto, essa é uma grande oportunidade de inserir o jovem na política. “É muito gratificante ver estudantes tão engajados, querendo entender como funciona o trabalho de um vereador, como são feitas as leis e como acontecem os processos aqui na Câmara. Acredito que entre esses jovens podem surgir futuros políticos interessados em fazer o melhor por Cabo Frio”, declarou Aquiles Barreto.

Para o presidente do Parlamento Juvenil, Samir Dutra, essa experiência vai agregar conhecimento aos jovens.

“Acredito que essa experiência é importante para sabermos como é trabalho de um vereador, saber como funciona o parlamento, o Poder Judiciário. Podemos ver como funcionam as engrenagens que compõem a nossa cidade”, conta ele.

A posse dos vereadores juvenis acontece no dia 01 de novembro, dentro da programação do “Marco 355” e das comemorações pelo aniversário da cidade.  As sessões ordinárias do parlamento juvenil também serão transmitidas ao vivo pela fanpage da Câmara Municipal.

Sobre o parlamento juvenil - O Parlamento é constituído por 17 alunos matriculados regularmente nas oitavas séries do ensino fundamental e nas séries do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade das Escolas do Município, com base na Resolução N.º 1.330, de 16/07/2015.

O projeto tem caráter instrutivo e visa possibilitar aos estudantes da cidade a vivência do processo democrático, mediante a participação dos jovens em jornada simulada de trabalho parlamentar na Casa Legislativa, em duas sessões semanais, durante um mês.

Os Vereadores Estudantes do Parlamento Juvenil se comprometem a exercer com dedicação e lealdade o mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e a legislação em vigor, sempre em defesa da justiça social, da paz e da igualdade de tratamento a todos os cidadãos.

 

Mais lidas da semana