Mídias Sociais

Política

Nova Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Macaé divide experiências com gestão de Casimiro de Abreu

Publicado

em

 

Reforçando o papel de unidade de referência no combate à violência contra a mulher na região, e no acolhimento às vítimas, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Macaé promoveu uma ação de capacitação com a futura equipe do Ceam de Casimiro de Abreu na última semana.

A ação visou reforçar as boas condutas de acolhimento e fortalecimento das mulheres em situação de violência em toda a região, e contou com a participação e profissionais da equipe técnica do Ceam de Macaé, além da futura equipe da Patrulha Maria da Penha de Casimiro.

A capacitação foi realizada pela nova coordenadora do Ceam de Macaé, Sandra Caldeira, que assumiu o posto da advogada Jane Roriz, alçada à gestora da nova Secretaria de Políticas para as Mulheres, criada após a reforma administrativa promovida pela gestão do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), em abril desse ano.

A equipe da pasta e do Ceam de Macaé, que agora é vinculado à uma secretaria própria para promover políticas públicas voltadas para as mulheres, atendeu a um convite dos secretários de Assistência Social, Karen Louzada, e de Ordem Pública e Defesa Civil, Wellington Lima, do município vizinho.

“A programação incluiu a apresentação da história do movimento de mulheres, diálogos sobre gênero, a necessidade de políticas para as mulheres nas cidades, ciclo da violência e preconceitos, a potência da rede de proteção a mulheres vítimas de violência e os desafios e possibilidades da atuação no enfrentamento à violência doméstica”, detalhou a Prefeitura de Macaé.

Segundo Jane Roriz, o objetivo da ação foi auxiliar os profissionais na implantação do espaço de enfrentamento à violência, que será inaugurado nesta terça-feira, 17, e na instituição do programa Patrulha Maria da Penha na cidade.

Implantado em 2017 em Macaé, o programa Patrulha Maria da Penha, que completou 5 anos no município no início deste mês, é voltado para proteger e acompanhar mulheres que receberam Medidas Protetivas de Urgência da Justiça, estabelecidas pela Lei Maria da Penha.

‘‘Além de muita troca de conhecimentos, esse momento também é importante por representar mais um passo no combate à violência. Macaé acolhe muitas mulheres de municípios vizinhos e é fundamental que tenhamos cada vez mais esse olhar sensível para a proteção e atendimento’, acrescentou a nova secretária municipal de Macaé.

Nova coordenadora do Ceam da cidade, Sandra Caldeira avaliou a oportunidade de diálogo com os profissionais de Casimiro de Abreu como enriquecedora, tanto para o trabalho objetivo como para a construção de pensamentos e ações em prol do enfrentamento à violência contra a mulher na cidade.

‘‘A possibilidade de trocas com equipamentos de outras cidades também permite nosso aprendizado na descoberta de novas experiências, ideias, expectativas e parcerias. O carinho com o qual fomos recebidos foi muito valioso e demonstra que há empatia entre os profissionais do município e certamente se estenderá para as mulheres que serão atendidas’’, falou Sandra Caldeira.

Desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020, essa é a 2ª ação desse tipo realizada por Jane Roriz e sua equipe do Ceam de Macaé, que, em julho de 2021, recebeu a visita do secretário de então secretário de Segurança e Trânsito de Carapebus, Ricardo Aquino, que deixou o cargo meses depois, após a posse do prefeito Bernard Tavares (REPUBLICANOS), eleito em pleito suplementar de novembro de 2021, e que nomeou para a gestão da pasta o atual secretário, Júnior Luiz Aladoga.

Vinculado à nova Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o Ceam de Macaé conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogas e advogadas, e funciona na Rua São João, 33, no centro da cidade, oferecendo atendimento presencial ou pelos telefones (22) 2796-1045 e (22) 99817-0976, além de contato pelo e-mail, ceam@macae.rj.gov.br.

Mais lidas da semana