Mídias Sociais

Política

Nova fase da pré-matrícula da rede pública municipal de educação de Macaé começa na próxima segunda-feira, 4 de janeiro

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou nesta semana que a fase de pré-matrícula da rede pública municipal de Educação para o ano letivo de 2021 acontecerá entre os dias 4 e 12 de janeiro do próximo ano.

Os interessados poderão fazer as inscrições a partir das 9h da próxima segunda-feira, 4, através do site oficial macae.rj.gov.br, devendo os candidatos obrigatoriamente apresentar 3 opções de escolas municipais diferentes.
A prefeitura lembra que os pais e responsáveis pelos alunos da rede pública municipal de ensino que solicitaram  a transferência de escola e encaminhamento, receberão os resultados no dia 12 de janeiro de 2021, com as listas disponíveis nas próprias unidades e no portal oficial do município.

O período da matrícula dos alunos que serão remanejados e encaminhados para outras unidades municipais está previsto para o período de 19 a 27 de janeiro de 2021, quando os pais ou responsáveis legais pelos alunos, e os próprios estudantes, se forem maiores de 18 anos, deverão comparecer às escolas municipais de destino.
“Todas as solicitações ocorreram no mês de novembro para atender alunos já matriculados na rede. O remanejamento é para solicitar a transferência de escola municipal. O encaminhamento é direcionado para alunos do pré II da Educação Infantil e do 5º ano de escolaridade das unidades que não oferecem os anos de escolaridades seguintes, ou seja, 1º e 6º ano do Ensino Fundamental, respectivamente”, explicou a prefeitura.
Nesta semana, a Secretaria de Educação de Macaé comemorou a conclusão do ano letivo de 2020 com formaturas online, entregas de mimos e finalização virtual de projetos, em um ano em que as aulas presenciais estão suspensas desde o início da pandemia do coronavírus, em março deste ano.

“As ações de encerramento foram marcadas por exibição de vídeos dos melhores momentos, apresentação de mensagens inspiradoras, além de despedidas especiais dos alunos que estão saindo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com fotos das turmas nas redes sociais das respectivas unidades escolares. Este ano, em função do distanciamento social, as escolas tiveram que usar a criatividade nas atividades remotas, que integraram familiares e alunos”, detalhou a prefeitura.

Devido à paralisação das aulas presenciais, a Secretaria de Educação revelou que o trabalho com os alunos foi feito através de um blog que oferecia semanalmente as atividades para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Educação Especial, além de atividades para o público de outras unidades ligadas à Educação.
A pasta também contou que, para atender aos alunos identificados sem acesso à internet, muitas escolas públicas municipais adotaram outras estratégias, como a entrega de livros didáticos e apostilas para que os alunos pudessem acompanhar as atividades.

Atualmente o município conta com 108 escolas públicas municipais, incluindo o Colégio de Aplicação (CAp) e a nova escola de Ensino Fundamental do Lagomar, mas o número de vagas para o ano letivo de 2021 ainda não foi divulgado pela prefeitura.

A previsão do município é de que a volta às aulas da rede pública municipal de ensino aconteça no início de fevereiro, embora ainda não haja informações sobre se esse retorno acontecerá de forma presencial ou ainda de forma virtual, como aconteceu durante quase todo o ano letivo deste ano.

Mais lidas da semana