Mídias Sociais

Política

Nascidos em novembro e dezembro começam a sacar FGTS nesta quarta, 18, e na sexta, 20, saques pode chegar a 998 reais

Avatar

Publicado

em

 

O vice-presidente do Agente Operador da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Henrique Angelo Souza, informou que o banco estatal vai liberar o saque complementar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta sexta-feira, 20, para mais de 10 milhões de pessoas.

De acordo com Paulo Henrique, só terá direito ao saque extra quem tiver alguma conta de FGTS, ativa ou inativa, cujo saldo em 24 de junho deste ano era de até 998 reais, atual valor do salário mínimo, e valor máximo permitido.

O benefício, porém, não vale para quem tiver saldo acima desse valor na conta do FGTS, que só poderá retirar os 500 reais originalmente previstos, lembrando que o limite vale para cada conta, separadamente.

No saque imediato, o valor máximo permitido para os primeiros saques subiram de 500 para 998 reais graças a mudança na legislação, permitindo que um trabalhador que tinha até 1 salário mínimo numa conta do FGTS poderá sacar o valor integral.

Em caso de valor acima dos 998 reais na conta, o trabalhador só poderá sacar 500 reais, mas é importante recordar que as regras valem separadamente para cada conta de FGTS ativa ou inativa, mas se o trabalhador tiver retirado 500 reais de uma conta que tivesse até 1 salário mínimo na 1ª etapa do saque imediato, a partir desta sexta, poderá sacar os 498 reais restantes.

Para saber se tem direito ao saque adicional, o trabalhador deve consultar o extrato do FGTS no site da Caixa Econômica. A consulta também pode ser feita no aplicativo FGTS, disponível em smartphones Android e iOS, e em computadores com o sistema Windows.

Clientes com conta na Caixa receberão o depósito complementar automaticamente, mas para quem não tem conta, é preciso buscar atendimento nas agências da Caixa, em terminais de autoatendimento e em casas lotéricas.

Nesta quinta-feira, 18, começou o pagamento do saque imediato para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro, e por isso, as agências da Caixa Econômica terão o horário de atendimento ampliado em duas horas, lembrando que o saque imediato ficará disponível até o dia 30 de março de 2020.

Mais lidas da semana