Mídias Sociais

Política

Moradores de Campos recebem serviço do Detran Presente nesta sexta-feira, 13

Publicado

em

Mutirão do Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ), batizado Detran Presente, chega pela 3ª vez a Campos dos Goytacazes nesta sexta-feira, 13, para oferecer serviços do órgão aos moradores da cidade e da região

Os moradores de Campos dos Goytacazes recebem, nesta sexta-feira, 13, a visita do mutirão do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), que realiza o Detran Presente para tentar reduzir a demanda da cidade.

De acordo com o Detran-RJ, com as vagas de vistorias esgotadas, o 2º serviço com mais procura no mutirão é a emissão de carteiras de identidades, documento que os moradores de Campos e das cidades vizinhas poderão solicitar nesta sexta-feira.

“Para emissão da carteira de identificação, o cidadão não precisa fazer agendamento, basta ir ao Detran Presente com uma certidão original de nascimento ou casamento. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$ 37,15. Os participantes podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa com a Defensoria Pública. Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade”, informou o Detran-RJ na véspera do evento.
Esta será a 59ª edição do Detran Presente, que vai ser realizado das 9h às 16h, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, que fica na Rua Monsenhor Jomar Vasconcelos Viana, 66, na Vila da Rainha.

Ainda de acordo com o órgão, o Detran Presente está próximo de atingir a marca de 100 mil atendimentos, já tendo realizado 99.222 desde maio de 2017, quando foi lançado pelo atual presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah (PMDB).

Do total de serviços prestados, 16.579 foram referentes a pedidos de emissão de carteiras de identidade. Esta será a 3ª vez que o Detran Presente estará na cidade de Campos. Em 2017, foram realizadas duas edições, com um total de 3.165 atendimentos na região, motivo pelo qual o Detran-RJ acredita que esta edição supere a marca dos 100 mil atendimento.

Além de Campos, o Detran Presente também esteve em outros municípios da região, como Saquarema, Cabo Frio, Rio das Ostras, Quissamã, Carapebus e Macaé.

O Detran Presente também conta com outros inúmeros serviços, além da identidade, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas, e processo de suspensão.

Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços que serão oferecidos pode ser encontrada ainda no site do Detran-RJ, através do endereço eletrônico, www.detran.rj.gov.br.

Vistorias – A procura para a realização de vistoria de veículos foi grande e as 1.500 vagas colocadas à disposição já foram preenchidas e estão esgotadas, mas para os demais serviços, o Detran-RJ informa que ainda há disponibilidade.

“Além da vistoria de veículos, o Detran Presente vai oferecer outras ações, como a emissão de primeira e segunda vias de carteira de identidade, a renovação da CNH, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão”, lembra o órgão.

Os serviços que necessitam de agendamento seguem abertos e podem ser feitos no site do Detran ou pelo telefone 0800-0204040, lembrando que alguns serviços, como vistoria veicular, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da CNH, precisam ser marcados previamente.

Outros – O Detran-RJ alerta ainda que serviços como, o pedido de 1ª e 2ª via da identidade, a comunicação de venda de veículos, e a atualização de endereço não necessitam de agendamento. No entanto, de acordo com a demanda para os serviços sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento.
Outro serviço do Detran Presente oferecido aos moradores de Campos e região nesta sexta dará a possibilidade de os cidadãos que tiveram suas CNHs furtadas ou roubadas emitirem a 2ª via gratuitamente. Para fazer o pedido, é necessário, porém, apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) que comprove o furto ou roubo.
“Com essa comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação e pedir a segunda via. Também é necessário levar a cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial”, acrescenta o Detran-RJ.

Mais lidas do mês