Mídias Sociais

Política

Carlos Augusto Balthazar diz que pode concorrer em novas eleições, mas advogados ouvidos por TV negam

Publicado

em

 

Um ano e três meses depois da posse como Prefeito de Rio das Ostras, em 1 de janeiro de 2017, Carlos Augusto Balthazar (PMDB) perde mandato após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e município passará por novas eleições ainda este ano

Em vídeo postado em sua página no Facebook, o ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (PMDB) comentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de impugnar seu registro de candidatura, convocando novas eleições no município.

Recordando sua experiência na vida pública, o agora ex-prefeito disse estar tranquilo com a decisão e apto a se candidatar novamente, tão logo seja marcada eleição suplementar para o Executivo municipal.

“Na sessão de ontem (10) do TSE, foi decidido que haja novas eleições em Rio das Ostras. Quero dizer aos senhores da minha tranquilidade como homem público com 25 anos de mandato político nessa cidade, na nossa Rio das Ostras. Quero dizer a todos que estou apto a disputar as eleições suplementares se for a vontade do meu partido, dos meus companheiros, aliados políticos, e principalmente, do povo de Rio das Ostras”, disse ele.

Mas segundo advogados consultados pela afiliada da Rede Globo na região, Carlos Augusto, eleito em 2016 com 28.046 votos, correspondendo a 60,32% dos votos válidos, não poderia se candidatar nas novas eleições.

De acordo com a reportagem, veiculada na tarde desta quinta-feira, 12, para isso, o ex-prefeito deveria ter deixado o cargo antes da decisão. Todavia, os “especialistas” consultados pela emissora lembram que a decisão é muito recente, e que a notificação da decisão do TSE ainda não havia chegado à Câmara Municipal, além de ressaltar que os advogados da procuradoria-geral do município ainda estavam se articulando para entender o caso.

Em seu vídeo, Carlos Augusto, porém, se mostra otimista de que pode voltar ao cargo na chefia do Executivo municipal ainda esse ano, e reafirma seu objetivo de fazer com que Rio das Ostras volte a estar entre as 3 cidades com melhor qualidade de vida do Estado do Rio, posto que ocupou em pesquisa do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgada em 2013.

“Quero continuar lutando para que nossa cidade tenha muita paz e entendimento entre as pessoas, porque isso é o mais importante”, concluiu Carlos Augusto Balthazar.


 

Mais lidas do mês