Mídias Sociais

Política

Membros de CPIs realizam visita técnica ao Hospital da Mulher em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Membros das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) instauradas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ e pela Câmara dos vereadores de Cabo Frio para investigar as mortes de bebês no Hospital da Mulher, estiveram nesta segunda-feira, 01, realizando uma visita técnica na unidade.

A comissão da Alerj é formada pelas deputadas estaduais Renata Souza, como presidente da CPI; Martha Rocha, vice-presidente; e a relatora Enfermeira Rejane; além dos deputados Sub Tenente Mauro Bernardo, Max Lemos, Dr. Serginho e Renan Ferreirinha, como integrantes efetivos. Lembrando que também estiveram na visita os vereadores Ricardo Martins e Letícia Jotta, que compõem a CPI municipal.

Na ocasião, as autoridades presentes fizeram o reconhecimento de toda a estrutura física da unidade, ouviram a explanação das questões técnicas e um panorama geral do hospital feito pela diretora administrativa da unidade hospitalar Lívia Natividade e puderam levantar alguns questionamentos.

A diretora informou aos deputados o descontrole administrativo e a falta de informação encontrados pela atual gestão, ao assumir o hospital, em julho de 2018. Ela informou ainda aos presentes que o protocolo de atendimento foi implantado a partir da atual administração.

“A vistoria foi muito boa. Acho que mais do que ninguém, nós temos interesse que todas essas denúncias sejam apuradas e que as pessoas vejam que o trabalho que estamos fazendo aqui é sério e bem direcionado. O fruto do nosso trabalho é o bem-estar do paciente e isso vai ser sempre a nossa prioridade. Nossa gestão é totalmente transparente. Para todos os órgãos que quiserem visitar estamos de portas abertas para explicar o trabalho de planejamento que a gente vem fazendo junto à Secretaria de Saúde, sempre com o conhecimento do prefeito. É um árduo trabalho integrado de toda a Prefeitura”, declarou a diretora administrativa.

A presidente da CPI Estadual, Renata Souza, afirmou que essa foi uma visita inicial e que nesta terça-feira, 02, os diretores do hospital, Dr. Paul Dryer e Lívia Natividade, irão prestar depoimento sobre a unidade. Neste momento é esperado a apresentação de novos dados, mais técnicos, que irão viabilizar uma apuração mais detalhada.

"A população pode esperar que nós iremos atuar para conseguir uma resposta concreta sobre o que levou esses bebês a óbito, e também quais são as situações que estão sendo colocadas para a saúde de Cabo Frio", garantiu a Deputada, que também solicitou que a população entre em contato com seu gabinete, caso haja algum  relato sobre a unidade de saúde.

Os Deputados Dr. Serginho e Mauro Bernardo também participaram do encontro e saíram incomodados com a situação. Segundo eles, apesar do discurso da administração ter mostrado uma realidade favorável, o cenário visto pelos parlamentares mostrou uma outra situação. A opinião é similar a da vereadora Letícia Jotta.

Ambas as comissões tem 90 dias para concluir a investigação, prazo que pode ser prorrogado por mais 90 dias.

 

 


 

Mais lidas do mês