Mídias Sociais

Política

Mais uma unidade da Estratégia de Saúde da Família é entregue pelo governo de Macaé

Avatar

Publicado

em

 

Com 500 m², a unidade da ESF Ajuda de Cima conta com ampla recepção, banheiro com acessibilidade, salas de pré-consulta, vacina, coleta, inalação, cinco consultórios e parte administrativa

A Prefeitura de Macaé continua com a reestruturação e a ampliação da rede municipal de saúde, e nesta semana, anunciou a inauguração de uma nova unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF), na Ajuda de Cima.

A unidade, construída em parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), está localizada no loteamento Atlântico Sul, e pode ser só a primeira novidade para o atendimento aos moradores do bairro.

De acordo com o coordenador da ESF, Sérgio Ornelas, a previsão é ampliar o atendimento com mais uma unidade, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

“A prioridade da gestão municipal é oferecer um atendimento de qualidade voltado para a prevenção e a promoção da saúde e, neste sentido, vem realizando a ampliação gradativa da rede de assistência primária”, comentou Sérgio Ornelas.
O coordenador lembrou que o Lagomar, um dos mais populosos da cidade, ganhou recentemente mais uma equipe da ESF, com profissionais atuando no prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), somando 4 equipes no bairro.
A unidade da ESF Ajuda de Cima possui 500 metros quadrados (m²) e conta com ampla recepção, banheiro com acessibilidade, salas de pré-consulta, vacina, coleta, inalação, cinco consultórios e parte administrativa.

“A Saúde da Família é uma estratégia prioritária adotada pelo Ministério da Saúde para a organização da atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes responsáveis pela população de uma área determinada são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. Além desses profissionais, há uma equipe de apoio, denominada Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), criada pelo MS, que atua de maneira integrada com o objetivo de ampliar as ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. O grupo é composto por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psiquiatra, dentista, auxiliar de saúde bucal, psicólogo, terapeuta ocupacional e supervisão técnica”, complementa a prefeitura.

Mais lidas do mês