Mídias Sociais

Política

Macaé terá programação cheia de atividades neste mês em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Publicado

em

 

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado na próxima terça-feira, 8, a Prefeitura de Macaé prepara uma programação repleta de atividades voltadas para a proteção das mulheres do município.

O início da programação está previsto para as 10h, na Praça Veríssimo de Melo, no centro da cidade, com organização das secretarias de Mobilidade Urbana, e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, representadas, respectivamente pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito e pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

Além das duas pastas, participarão também a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Ecômico, Trabalho e Renda; a Secretaria de Ordem Pública; a Coordenadoria Especial de Odontologia, da Secretaria de Saúde; a Polícia Militar; o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (9º GBM); e a 123ª Delegacia de Polícia Civil (123ª DP).

“Além da programação no dia específico (8 de março), teremos uma programação extensa no mês de março. O mês das mulheres deve ser lembrado com protagonismo. Estaremos destacando todas as legislações pertinentes a esse assunto e a importância da denúncia contra os abusos à mulher, para que elas saibam que não estão sozinhas”, ressaltou o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.

Na programação do dia 8, as atividades estão previstas para acontecer das 10h às 15h, com blitz educativa, que terá a participação da Patrulha Maria da Penha; oficinas e orientações com a equipe da Coordenadoria Especial de Odontologia, distribuição de kits e agendamento odontológico para mulheres; orientações sobre os direitos da mulher, a Lei Maria da Penha, a rede de proteção, e atendimento à mulher com a equipe do Ceam.

De acordo com a prefeitura, a data visa “celebrar em grande estilo o empoderamento da mulher e sua luta em busca de igualdade, justiça e respeito”, e a programação foi definida ainda em fevereiro, antes do Carnaval, em reunião realizada no Hotel de Deus, na Imbetiba.

“Precisamos garantir os direitos da mulher ofertando políticas públicas permanentes que venham de encontro aos anseios delas. Em todos os dias do ano, o gênero feminino é o principal alvo da violência e da desigualdade. Por isso, nos colocamos sempre na defesa dos seus direitos, como orienta a Organização das Nações Unidas (ONU) e as legislações em vigor”, reforça o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso.

Coordenadora de Políticas para as Mulheres e do Ceam, a advogada Jane Roriz contou que a reunião também formulou o lançamento de um serviço itinerante do próprio Ceam, no Centro, na Aroeira, no Lagomar, no Assentamento Celso Daniel, e na região serrana, no Sana e em Córrego do Ouro.

“As ações e serviços ofertados à população visam propor momentos de reflexões acerca dos direitos das mulheres e sobre a condição feminina na sociedade brasileira. Com isso, tentaremos diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher, considerada um símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, ao longo da história. A semana será um marco para discussão do papel da mulher na sociedade”, explicou Jane Roriz.

Ainda durante o mês de março, a prefeitura prevê o lançamento de projetos voltados para as mulheres, com orientações da equipe do Ceam, exposição das artesãs ligadas ao Espaço Mulher Cidadã, do Programa Arte Mulher, além de oficinas, educação para o trânsito, agendamento de documentação, encaminhamentos para empregos e muitas outras atividades.

Mais lidas da semana