Mídias Sociais


Política

Macaé tem Dia D de combate à dengue em 6 bairros da cidade e já prepara nova ação para o próximo dia 14

Publicado

em

 

Com 8 estandes distribuídos em 6 bairros da cidade, a Prefeitura de Macaé promoveu, nesta quarta-feira, 8, o seu Dia D de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

O objetivo da ação, que contou com 180 funcionários da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde era levar conscientização aos moradores acerca do essencial esforço e comprometimento visando erradicar a dengue em Macaé.

A ação aconteceu de forma simultânea nesta quarta, das 8h às 12h, no Centro, no Lagomar, na Barra de Macaé, no Parque Aeroporto, no Visconde, na Aroeira, e nos Cavaleiros, e foi organizada pela Secretaria de Saúde, com apoio das secretarias de Educação, e de Infraestrutura.

Partindo do estande instalado na Praça Veríssimo de Melo, os agentes sanitários fizeram caminhada na via principal do Centro, em direção à Praça Washington Luiz, com panfletagem e conversas com transeuntes e comerciantes, incentivando as denúncias e ensinando como combater os focos dos mosquitos nos domicílios.

“É importante dizer que mais de 90% dos focos estão nos lares. O único jeito de interromper o ciclo de criação dos mosquitos é não deixar água parada em vasos de plantas, ou que se acumule em quaisquer recipientes, dentro ou fora das casas. É possível acabar com a dengue, desde que todos tomem esse cuidado”, alertou o supervisor geral da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, Marcelino Rocha.

De acordo com a prefeitura, a limpeza dos recipientes deve ser feita uma vez por semana para que as larvas sejam de fato eliminadas, lembrando que um novo Dia D de combate à dengue já está programado para o próximo dia 14 de junho, com concentração das equipes da Saúde em Trapiche, na região serrana.

Visando reduzir os casos de dengue no município, o Dia D marcou ainda o início da operação Cata-Entulho, realizada pela Secretaria Adjunta de Serviços Públicos até o próximo dia 20 deste mês em diferentes bairros, comunidades e nos distritos da região serrana.

“O objetivo é orientar a população a descartar todos os materiais dispensáveis que possam ser focos de proliferação do mosquito”, reforçou a prefeitura.

Mais lidas da semana