Mídias Sociais

Política

Macaé reforça compromisso com as metas dos ODS propostos pela ONU em reunião com o Sebrae

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou compromisso com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como pacto global para superar desafios sociais como o combate à fome e a degradação ambiental, entre outros.

O anúncio veio semanas depois de a cidade aparecer como a pior da região na avaliação das metas dos ODS, e na 42ª posição no Estado e 1.954ª posição nacional em um estudo com números de 2023, divulgado no último dia 6, feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis, chamado Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br).

De acordo com a Prefeitura de Macaé, a aplicação dos ODS faz parte do pacto estabelecido pelo prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) através do trabalho realizado pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM), em parceria com o núcleo municipal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O comprometimento com as metas dos ODS foi reforçado em um encontro realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), onde o prefeito ressaltou a iniciativa do governo em promover o desenvolvimento econômico da cidade, integrado a ações que promovam sustentabilidade.

“As instituições empresariais, como o Sebrae, auxiliam o governo em vários segmentos, e contribuem de forma direta nas transformações da cidade. O crescimento de Macaé é fruto desta relação institucional que prioriza o desenvolvimento econômico e social, além da sustentabilidade. Esse pacto dos ODS é o caminho desse novo progresso, conectado a iniciativas internacionais que já estabelecem boas práticas a serem adotadas por nosso governo”, avaliou Welberth Rezende.

A prefeitura explica que o pacto global da ONU estabelece como diretrizes para todo o governo a aplicação dos ODS como boas práticas de gestão, alcançando metas como educação de excelência, infraestrutura para ampliar qualidade de vida e acesso à saúde pública, entre outras.

O município lembra ainda que os ODS fazem parte de um dos eixos de projeção da cidade para o futuro, trabalho realizado pelo EGIM, através do projeto Macaé+20, como comentou o coordenador do EGIM, Rômulo Campos.

“O sucesso dessa iniciativa depende do engajamento dos nossos secretários, ao capacitar equipes técnicas capazes de desenvolver projetos baseados nas propostas dos ODS”, afirmou Rômulo Campos.

Segundo a prefeitura, a participação do Sebrae contribui na formação técnica dos agentes públicos representantes das secretarias municipais, que participam da construção dos eixos de discussão do projeto Macaé+20.

“As ODS já são boas práticas encontradas em ações realizadas pelo governo municipal. Essa é a oportunidade de tornar essas ações ainda maiores, com o alcance direto no cotidiano de toda a população”, acrescentou o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche.

Além do prefeito, do coordenador do EGIM, e do representante do Sebrae, o encontro na sede da ACIM contou com a participação de todos os secretários e representantes de setores da administração direta que compõem o governo municipal.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana