Mídias Sociais

Política

Macaé assina acordo com cidade escocesa de Aberdeen e firma entrada em grupo internacional de cidades energéticas

Avatar

Publicado

em

 

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PSDB), assinou, nesta quinta-feira, 29, o memorando de entendimento (MoU) entre as prefeituras de Macaé e da cidade escocesa de Aberdeen, firmando definitivamente Macaé como representante brasileira da Parceria Mundial de Cidades Energéticas (World Energy Cities Partnership, WECP), que conta com 19 cidades participantes.

A WECP integra as principais cidades energéticas de todos os continentes comprometidos em promover a transição para um futuro energético mais sustentável e tem como atual presidente a cidade de Aberdeen.

A cerimônia de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito e cumpriu todas as medidas de segurança sanitária preconizadas pelas autoridades em saúde mundial, com todos os participantes de máscaras.

A parceria entre as duas cidades tem o objetivo de promover a colaboração entre os municípios no papel de principais parceiros estratégicos em relação ao desenvolvimento dos setores de energia.

A participação do representante da prefeitura de Aberdeen, Baillie John Reynolds, se deu por videoconferencia, com a assinatura do Cônsul-Geral Britânico, Simon Wood, que representou a cidade escocesa.

“Esse é um momento especial para a cidade [de Macaé], pela semelhança e proximidade com Aberdeen e [a parceria] é uma boa nova”, avaliou Dr. Aluízio, ressaltando a importância da indústria de óleo e gás na economia dos 2 municípios.

Segundo a Prefeitura de Macaé, o MoU tem vigência de 3 anos e visa estabelecer uma relação formal entre as duas cidades após a identificação de objetivos em comum voltados principalmente para o setor energético.

Entre os tópicos do documento estão ainda, a transição energética por meio de projetos estratégicos de energia verde; a promoção e facilitação de atividades cívicas e comerciais entre as duas cidades, conforme apropriado, assim que surgirem as oportunidades; e a transferência de experiência, melhores práticas, informações e recursos com o objetivo de fomentar o investimento e a produtividade neste setor para o benefício das duas cidades.

“Estamos muitos felizes com o início desta importante colaboração entre Aberdeen e Macaé. As cidades são polos de petróleo e gás em seus países e têm muito em comum. Macaé é a cidade brasileira com maior presença de empresas britânicas na área de energia, e Aberdeen se tornou também um hub para tecnologias e inovação em fontes renováveis. Acreditamos que a troca de experiências e parceria entre as duas cidades renderão frutos econômicos importantes e colaborarão com os compromissos dos respectivos países em acelerar a transição energética rumo a uma economia de baixo carbono”, analisou Simon Wood, lembrando que Macaé possui 35 empresas britânicas instaladas.
Ainda segundo o município brasileiro, o MoU será examinado anualmente em uma reunião cívica que será realizada em cada uma das cidades em anos alternados até 31 de dezembro de 2023, observando o progresso da parceria e atualizando o conteúdo.

“Tanto Macaé quanto Aberdeen se comprometeram a concentrar na atividade que irá gerar os resultados dos negócios, empregos e crescimento. Com esse objetivo, as cidades farão todo o possível para reunir informações sobre os negócios existentes, atividades técnica e acadêmica”, concluiu a prefeitura.

Além dos 2 prefeitos e do Cônsul-Geral Britância, participaram do encontro também o Cônsul Honorário Britânico, Barrie Lloyd Jones, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Gerson Martins, e o secretário adjunto de Turismo de Macaé, Léo Anderson.

Mais lidas da semana