Mídias Sociais

Política

Ilha Leocádia e Ajuda, em Macaé, seguem recebendo ações de urbanização e acompanhamento da prefeitura

Avatar

Publicado

em

 

Através da Secretaria Adjunta de Habitação, a Prefeitura de Macaé segue promovendo ações na Ilha Leocádia e na Ajuda como parte do cronograma de atividades da pasta nas duas localidades.

O governo municipal ressalta que o trabalho realizado na Ilha Leocádia atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o município e o Ministério Público Federal (MPF), que determina a urbanização de toda localidade.

Segundo a prefeitura, o processo contará com trabalhos de saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos, atendendo a uma população estimadas de 1.200 famílias.

Na localidade, profissionais continuam os trabalhos de levantamento socioeconômico das famílias e de levantamento topográfico de toda a região, enquanto que, na Ajuda, outra equipe atuou na fase final da ação de demolição das residências que foram construídas em áreas impróprias para moradia, ocasionando risco às famílias.

“Outros trabalhos como produtos derivados do levantamento aerofotogramétrico não tripulado, como geração de imagens aéreas da localidade e as plantas-quadra contendo os lotes, também estão sendo utilizados no apoio de campo para o cadastramento socioeconômico”, detalhou a prefeitura.

Engenheira da Habitação, Alessandra Schueler, que acompanha as ações na Ilha Leocádia desde o início, destacou a importância do envolvimento de toda equipe nos trabalhos realizados na localidade.

“O cadastramento socioeconômico já está passando dos 50% das famílias residentes. Ressalto, também, a importância do trabalho da equipe, contendo engenheiros, arquitetos e assistentes sociais, todos voltados para a ação, garantindo o alcance do objetivo”, disse Alessandra ao site da gestão municipal.

No bairro Ajuda, a ação de demolição de imóveis, provenientes de construções irregulares, também fez parte do cronograma de atividades da semana, processo que está em fase final e será seguido pelo trabalho de retirada dos entulhos.

“Esse trabalho conta com a junção de várias equipes formando a Comissão de Pronta Ação, que além da Habitação, também inclui representantes das secretarias de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, de Ambiente e Sustentabilidade, além das secretarias adjuntas de Serviços Públicos, e de Defesa Civil, bem como das polícias Civil e Militar.

“As demolições aconteceram com a autorização das famílias, que já se encontram, todas, residindo no Conjunto Habitacional Prefeito Carlos Emir, Bosque Azul”, relatou a prefeitura sobre as ações na Ajuda.

Mais lidas da semana