Mídias Sociais

Política

Espaço cultural em Quissamã é declarado Patrimônio Histórico-Cultural do Estado do Rio

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Quissamã comemorou na última semana a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio (DOE-RJ), na última sexta-feira, 6, de legislação declarando o Complexo Cultural Fazenda da Machadinha como Patrimônio Histórico-Cultural do Estado.

O espaço cultural de Quissamã foi declarado patrimônio estadual graças à sanção pelo governador Wilson Witzel (PSC) da Lei 8.513, de 2019, de autoria da deputada estadual Zeidan (PT), algo considerado uma importante conquista pela prefeita Fátima Pacheco (DEM).

“Esta declaração reforça e ressalta a importância do Complexo Cultural e Histórico de Machadinha e sua comunidade quilombola para todo Estado do Rio de Janeiro, e projeta Quissamã no cenário nacional como destino cultural e turístico. Vale ressaltar ainda que, dentro da cadeia da economia criativa, o turismo é um importante gerador de emprego e renda. O governador tem investido no fomento ao turismo, que é um setor tão importante, colocando-o como o novo petróleo do Estado do Rio”, destacou Fátima.

Para a coordenadora de Cultura de Lazer da prefeitura, Amanda Fragoso, a declaração do espaço como patrimônio fluminense representa um reconhecimento do valor histórico, cultural e turístico do município.

“Machadinha é repleta de cultura, preciosa em sua arquitetura e rara em sua história. Estamos iniciando a restauração da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, um dos principais espaços da comunidade. O trabalho é feito com acompanhamento do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e é mais uma demonstração da preocupação do atual governo com a valiosa história do município”, avaliou Amanda Fragoso.

Mais lidas da semana