Mídias Sociais

Política

Equipe da Prefeitura de Carapebus realiza limpeza da orla da lagoa após abertura da boca da barra

Publicado

em

 

Depois de o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizar a abertura da barra da Lagoa de Carapebus, após solicitação da prefeitura, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos promoveu ações de limpeza na área neste fim de semana.

Segundo a prefeitura, a equipe, que utilizou máquinas escavadeiras, realizou a limpeza da orla da Lagoa de Carapebus, retirando vegetação e resíduos provenientes da abertura da boca da barra, que ocorreu na semana passada.

O pedido para a abertura da barra da lagoa foi feito visando minimizar os riscos de alagamentos no balneário da Praia de Carapebus e em seus acessos, que vinham causando problemas para a população nos últimos anos.

A autorização do ICMBio ocorreu após análise de que as ações realizadas pela prefeitura não surtiram os efeitos desejados para impedir os alagamentos nas áreas vizinhas da Lagoa de Carapebus.

Entre essas ações estiveram a limpeza da vala de drenagem na estrada da praia para o Canal do Maracujá, a instalação de bomba de drenagem para escoamento de água para o mar, e a retirada da areia próxima ao canal extravasor para barramento do canal interno, de forma a garantir a eficácia do bombeamento da água para o mar.

A decisão do ICMBio também proíbe o acesso de banhistas na área próxima à boca da barra da lagoa, onde uma equipe da Guarda Municipal e um salva vidas da Defesa Civil estão de prontidão para evitar acidentes com banhistas.

Mais lidas da semana