Mídias Sociais

Política

Encontro realizado em Macaé debateu integração da Defesa Civil com representantes do Estado e de 10 municípios da região

Avatar

Publicado

em

 

A cidade de Macaé recebeu, nesta semana, o Encontro Regional da Defesa Civil, que foi realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, e contou com a participação de representantes de 10 municípios e do governo estadual.

De acordo com a prefeitura, o objetivo do encontro foi traçar estratégias de atuação, além de trocar experiências entre os representantes da Defesa Civil do Estado do Rio, e dos municípios de Armação dos Búzios, de Araruama, de Iguaba Grande, de Silva Jardim, de Rio Bonito, de Saquarema, de Rio das Ostras, de Cabo Frio, de Casimiro de Abreu, e de Macaé.

Durante o encontro, o secretário adjunto de Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus, explicou que o evento trouxe a possibilidade do município se alinhar com as ações utilizadas com o sistema estadual de Defesa Civil, assim como trocar experiências entre os municípios participantes no encontro.

“Buscamos sempre o melhor atendimento ao cidadão com uma gestão integrada entre o município e o estado”, falou o secretário macaense.

O encontro serviu também para debater a prevenção de acidentes, a diminuição de desastres e formais de restabelecer a normalidade nesses casos, sempre de acordo com as normas da Defesa Civil Estadual do Rio.

O subsecretário estadual da Defesa Civil, coronel Márcio Romano, ressaltou a importância do evento, principalmente para nivelar os conhecimentos, as ferramentas aplicadas e as tecnologias usadas por cada município.

“É uma oportunidade de compartilhar todos esses conhecimentos. Cada coordenador, secretário e prefeito que estiver presente no evento, receberá um caderno de recomendações para gestores públicos. A publicação orienta como o município deve preparar, coordenar e constituir seu sistema de Defesa Civil”, explicou o coronel Márcio Romano.

O representante do governo estadual do Rio lembrou ainda que o caderno, elaborado com base em muitos dados e pesquisas, deve servir como “um norte” para que cada Defesa Civil municipal possa atuar em cada situação, e que o objetivo é buscar uma maior integração e união entre as Defesas Civil do Estado e dos municípios do interior.

Mais lidas da semana