Mídias Sociais

Política

Em atualização da Escala Brasil Transparente, cidade de Macaé segue entre as mais transparentes do Estado e do país

Avatar

Publicado

em

 

Macaé continua sendo uma das cidades mais transparentes do Estado do Rio e até mesmo do país. É o que diz a avaliação Escala Brasil Transparente, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), e com resultados atualizados recentemente, com dados referentes a dezembro de 2018.

Com nota 8,76, a Capital Municipal do Petróleo figura entre as 100 cidades mais transparentes do país, na 98ª posição entre os mais de 5 mil municípios brasileiros. Contando apenas as cidades do Estado do Rio, Macaé está na 6ª posição, atrás de Valença, Niterói, Mesquita, Volta Redonda e Nova Iguaçu.

Entre os municípios da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, Macaé é seguido de longe por Rio das Ostras (253º no ranking nacional), com nota 7,4; São Pedro da Aldeia (544º), com 4,76; Araruama (549º), com 4,74; e Cabo Frio (590º), com 4,12. As demais cidade da região não aparecem no ranking da CGU.

Segundo a Prefeitura de Macaé, a garantia de acesso da população a dados atualizados sobre arrecadação e despesas, cargos e salários de servidores, editais de processos licitatórios e contratos, além de valores e pagamentos de fornecedores, são os principais fatores que colocam o município em posição de destaque na Escala Brasil Transparente.

Na avaliação, a CGU indica que o governo municipal cumpre itens de monitoramento fundamentais para garantir acesso a informação, como um site oficial, valores de receitas e despesas atualizados, consulta para resultados de licitações e link para Portal da Transparência próprio que, por duas vezes, recebeu nota 10 em outra avaliação, do Ministério Público Federal (MPF).

“Hoje, Macaé é uma das cidades mais transparentes do Brasil, com a comprovação da Controladoria Geral da União, através de monitoramento que indica, não só transparência, mas comprometimento e respeito na gestão pública”, comentou o Prefeito Dr. Aluizio (sem partido).

A prefeitura lembra que, nos últimos anos, Macaé tem adotado medidas que garantem acesso direto da população a dados, informações e procedimentos ligados à gestão, e que, recentemente, lançou a transmissão pela internet, em tempo real, das sessões públicas de licitações através de seu canal no Youtube, criado pela Procuradoria Geral de Licitações, Contratos e Convênios.

Mais lidas da semana