Mídias Sociais

Política

Eleitores de 5 municípios da região terão possibilidade de fazer cadastramento biométrico obrigatório neste sábado, 31

Avatar

Publicado

em

 

No próximo sábado, dia 31 de agosto, todos os cartórios e centrais de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) estarão abertos para a realização do cadastramento biométricos dos eleitores.

“Com esse mutirão, procuramos facilitar a vida dos eleitores que têm pouco tempo nos dia úteis. É uma oportunidade para eles comparecerem aos postos de atendimento e fazerem a biometria”, justificou o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira.

De acordo com o Tribunal, apenas os 7 municípios que já passaram pela revisão do eleitorado com biometria não irão fazer plantão neste dia, sendo 3 municípios da região, Armação dos Búzios, São João da Barra e Rio das Ostras, que já tiveram o processo concluído.

Para os eleitores dos demais 35 municípios do Estado, sendo 5 da região, que estão com o cadastramento biométrico eleitoral obrigatório, totalizando mais de 6 milhões de eleitores, equivalentes a 49,4% do eleitorado fluminense, o processo seguirá neste sábado com o mutirão batizado de Sabadão da Biometria.

“Os eleitores devem levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência com até 3 meses de emissão, e o título de eleitor, caso possua. Caso algum nome esteja abreviado na identificação, outro documento oficial contendo o nome completo por extenso deve ser apresentado. Para saber com precisão se precisa fazer a biometria, o eleitor pode fazer a consulta no site do TRE-RJ ou na Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000”, explicou o Tribunal Eleitoral fluminense.

Na região, o cadastramento biométrico obrigatório está aberto nas cidades de Conceição de Macabu, até 22 de setembro de 2019, e Arraial do Cabo, Carapebus, Iguaba Grande e Quissamã, até 1 de dezembro 2019. Neste sábado, o atendimento acontece das 9h às 15h.

O TRE-RJ lembra que os eleitores quem não fizerem o cadastramento biométrico dentro do prazo terão seu título eleitoral cancelado, ficando impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, além de também ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Mais lidas da semana