Mídias Sociais

Cidades

Deputado Estadual de Rio das Ostras pede reforços no efetivo policial para o município

Avatar

Publicado

em

 

Mesmo com a candidatura a prefeito em Rio das Ostras correndo o risco de ser impugnada pela Justiça Eleitoral, o Deputado Estadual Carlos Augusto Balthazar (PMDB) esteve na Secretaria Estadual de Segurança Pública, nesta quinta-feira, 15, para um encontro com o Secretário José Mariano Beltrame.

O tema da reunião era o aumento do efetivo da Polícia Militar na cidade, que vem sofrendo com muitos casos de violência este ano, e tem um dos mais altos índices de estupro e violência contra a mulher na região.

Além do reforço no efetivo, Carlos Augusto pediu também a implantação de uma unidade do Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Rio das Ostras, e usou como justificativa para o pedido o crescimento do município e altos índices de criminalidade que a atual gestão tenta esconder.

“Nossa cidade foi a que mais cresceu nos últimos anos, segundo o IBGE e isso, atrelado aos nossos altos índices de criminalidade, comprovam a necessidade desse batalhão”, justificou Carlos Augusto, que teria apresentado a Beltrame um diagnóstico com a realidade local, índices de criminalidade, geográficos e de crescimento da cidade.

Atualmente Rio das Ostras pertence à área de policiamento do 32º BPM, com sede em Macaé, que atende a 6 municípios. De acordo com o parlamentar, a intenção é que o batalhão instalado em Rio das Ostras seja também responsável por Casimiro de Abreu e Tamoios, Distrito de Cabo Frio, descentralizando a ação do 32º BPM.

Quando assumiu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), há dois meses, Carlos Augusto esteve com o chefe de gabinete do comando geral da PM, Coronel Victor de Souza Yunes, a quem também falou dessa necessidade.

“Uma das minhas ações na Alerj foi a indicação ao Governo do Estado para que fosse criado o Batalhão de PM em Rio das Ostras. Estou empenhado nessa causa, que considero de máxima urgência para nossa região”, disse o deputado, que nesta sexta-feira, 16, também se reuniu com o Comandante Geral da PM, o Coronel Edison Duarte dos Santos Junior, a quem solicitou o reforço no efetivo de policiais na cidade.

De acordo com Carlos Augusto, no próximo mês, cerca de 1.300 novos agentes da PM estarão se formando e ele foi pleitear uma parte desse grupo para a cidade.

“Estamos confiantes de que esse encontro resultará em melhorias para a segurança das famílias de Rio das Ostras, que hoje convivem com índices alarmantes de violência”, acredita o deputado, que, juntamente com a delegada titular de Rio das Ostras, Juliana Rattes, ainda esteve com Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, e com o diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior, delegado José Renato Chernicharo.

O objetivo dos encontros foi solicitar o reforço no número de policiais e melhorias nas condições de trabalho para os profissionais da 128º Delegacia Civil de Rio das Ostras.

“Temos uma equipe maravilhosa na cidade, tanto na PM, quanto na Polícia Civil. O que precisamos é melhorar as condições de trabalho desses profissionais, além de aumentar o efetivo, é claro”, observou Carlos Augusto, que defende a utilização da Guarda Municipal na rua para que, de forma integrada com a PM e a Civil, auxiliem na segurança pública do município.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana