Mídias Sociais

Política

Depois de atrasos por causa da chuva, obras do novo sistema de filtragem de água do Frade devem ser entregues em abril

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé prepara a instalação de um novo sistema de filtragem no distrito do Frade, na região serrana do município, obras que estão em fase final de andamento, e que têm previsão de conclusão para a 1ª semana do próximo mês de abril.

De acordo com o secretário adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira, a demora na entrega das obras iniciadas há 2 meses foram as chuvas que caíram na região neste início de ano, que provocaram atrasos nos trabalhos.

“A localidade [do Frade] terá um dos melhores sistemas de filtragem da região. Começamos a obra há 60 dias, mas, frequentes, chuvas na serra de Macaé fizeram com que a conclusão dos serviços atrasasse”, disse o secretário adjunto, que é irmão do presidente da Câmara, o vereador Cesinha (PROS).

A prefeitura revelou que, com a conclusão das obras, o reservatório de água do Frade também terá sua capacidade total ampliada de 10 mil litros para 20 mil litros no local onde será instalado o novo filtro.

“Além de filtrar, o sistema é responsável por clorar e tratar a água distribuída. Filtros também serão instalados nos outros distritos e localidades da região serrana, como Glicério, Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Sana, Reta do Frade e Óleo”, contou Ricardo Moreira.

Além disso, o município também trabalha na colocação de um filtro artesanal chamado de filtro lento, composto por pedras, e que retém matéria orgânica grande como paus, galhos, folhas, entre outros. O equipamento, que também é conhecido como filtro de macro filtragem, está sendo instalado no reservatório de água que atende a comunidade local.

De acordo com a prefeitura, os moradores do Frade ganharão 2 filtros de ultra filtragem, especializados em bloquear o livre acesso de microbactérias, com capacidade para filtrar 17 litros por segundo, beneficiando a população do distrito.

“O tratamento mais eficaz da água consumida pelos moradores do Frade vai aumentar em 100% a qualidade desse elemento da natureza tão importante, fundamental e primordial à vida. Toda essa filtragem promoverá saúde e, assim, bem-estar à população”, acredita o secretário adjunto de Saneamento.

Mais lidas da semana