Mídias Sociais

Política

Vereador de Macaé diz que profissionais de limpeza das unidades de Saúde estão e continuarão sendo vacinados nesta semana

Publicado

em

 

O vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Macaé, Guto Garcia (PDT), informou, nesta terça-feira, 23, em sessão ordinária da Casa, que a polêmica envolvendo a vacinação dos profissionais de serviços gerais, responsáveis pela limpeza das unidades de Saúde e que atuam na linha frente do combate ao coronavírus estão sendo vacinados no município.

A cobrança para a vacinação desses profissionais surgiu nas redes sociais e chegou até mesmo ao ex-prefeito Dr. Aluízio (sem partido), que, em sua conta no Twitter, pediu diversas vezes pela inclusão deles no 1º grupo prioritário de vacinação.

“Volto a pedir aos vereadores, à Secretaria de Saúde, não deixem [os profissionais] da limpeza dos ‘centros Covid’ (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease) sem vacinas. Não há justificativa técnica e humana que justifique não vaciná-las”, reforçou o pedido o ex-prefeito, repetindo a solicitação que vem fazendo nos últimos dias.

A campanha de imunização contra o coronavírus em Macaé segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, que dividiu a população em 4 grupos prioritários, sendo o 1º grupo composto por profissionais da Saúde que atuam na linha frente do combate à pandemia, além de indígenas, comunidades quilombolas, e idosos institucionalizados.

Segundo o vereador Guto Garcia, porém, a vacinação desses profissionais já foi iniciada para alguns servidores na rede pública municipal e continuará nesta semana, tanto para a rede pública quanto para a rede privada de Saúde.

“Só para informar [para as pessoas] que tiveram algumas dúvidas sobre a vacinação em relação aos serventes do HPM (Hospital Público Municipal) e dos hospitais privados. Alguns já foram vacinados, desde o 1º grupo [prioritário], quem estava no dia da vacinação. Quem não foi, vai ser vacinado agora, no dia 24 e no dia 25, à tarde, os serventes do HPM, o pessoa de nutrição do HPM, e no dia 26, à tarde, vai ser dos hospitais privados, quem trabalha com limpeza, quem está diretamente ligado à Covid, porque eles ficam limpando banheiros, UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), e não foram vacinados. Então, quem não foi vacinado ainda será vacinado essa semana”, contou o vereador Guto Garcia.

Aos questionamentos do vereador Paulo Paes (DEM) sobre a vacinação dos servidores condutores de ambulância da rede pública municipal de Saúde, o líder da bancada governista na Câmara acrescentou ainda que estes profissionais também já estão vacinados, processo que continua nesta semana.

Nesta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Macaé recebeu 7.690 doses da vacina CoronaVac do governo federal, que chegou ao município através de um helicóptero da Secretaria Estadual de Saúde do Rio.

A chegada das novas doses da vacina contra o coronavírus foi acompanhada pelos 4 vereadores que compõem da Comissão de Saúde da Câmara, Reginaldo do Hospital (PODE), Rafael Amorim (PDT), Alan Mansur (CIDADANIA) e Amaro Luiz (PRTB).

“Fazemos um trabalho de acompanhamento e fiscalização, estivemos no Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus, no Hospital [Público Municipal] da Serra (HPMS) e estamos sempre dialogando e verificando como a Comissão de Saúde consegue apoiar nas ações e buscar soluções”, avaliou Reginaldo do Hospital, presidente da Comissão de Saúde da Casa.

Mais lidas da semana