Mídias Sociais

Política

Cidades da região se preparam para Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo, neste sábado, 1 de fevereiro

Avatar

Publicado

em

 

Neste sábado, 1 de fevereiro, as cidades da região terão o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo, que tem como objetivo imunizar as pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos que ainda não foram vacinadas ou que estão com a vacinação incompleta.

Em Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, e Campos dos Goytacazes, por exemplo, as prefeituras já preparam as unidades de saúde que atenderão a população. Em Macaé, serão 31 unidades, em Rio das Ostras, serão 14, em Casimiro, serão 5, e em Campos, serão 16.

Gerente de Vigilância em Saúde de Macaé, Daniela Bastos lembra a importância de levar a caderneta de vacinação, pois os profissionais das unidades irão avaliar a necessidade ou não da aplicação da vacina e quantas doses cada um deverá receber.

Já em Rio das Ostras, a novidade é o atendimento feito durante a programação do Sesc Verão, no posto montado na Avenida Roberto Silveira, em Costazul, que funciona das 8h às 17h, neste sábado, e segue com atendimento das 9h às 16h, no domingo, 2.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Campos ressaltou que o município alcançou a meta da última campanha de intensificação nacional e que não há casos de sarampo confirmados no município desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) na cidade.

No município, o atendimento acontece das 9h às 15h, em Aldeia, Penha, Guarus, Poço Gordo, Santa Maria, Centro, Ururaí, São José, Travessão, Morro do Coco, Lagamar, Jockey, e Serrinha.

Em Rio das Ostras, além de Costazul, os postos funcionam em Nova Cidade, Extensão do Bosque, Mariléa, Operário, Rocha Leão, Mar do Norte, Cantagalo, Âncora, Recanto, Cidade Praiana, e Cláudio Ribeiro.

Em Macaé, os atendimentos serão feitos no Centro, Parque Aeroporto, Ajuda, Aroeira, Barra de Macaé, Jardim Franco, Areia Branca, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Bosque Azul, Botafogo, Cajueiros, Campo D’Oeste, Córrego do Ouro, Engenho da Praia, Frade, Fronteira, Glicério, Horto, Imbetiba, Lagomar, Malvinas, Morro de São Jorge, Nova Esperança, Nova Holanda, Praia Campista, Sana, Trapiche, Virgem Santa, e Visconde.

E em Casimiro, as pessoas podem tomar a vacina ou procurar mais informações nos postos localizados na sede do município, em Professor Souza, Rio Dourado, Palmital, e Barra de São João, das 9h às 17h.

A campanha de vacinação contra o sarampo, que começou no dia 13 de janeiro e termina no próximo dia 13 de março, é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as secretarias municipais.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Macaé, a vacina disponível é a tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, da caxumba e da rubéola, e faz parte do Calendário Nacional de Imunização, no Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu garante que todas as unidades básicas de saúde da rede municipal estão intensificando a vacinação contra o sarampo, e além do Dia D, as pessoas na faixa etária da campanha podem ser vacinadas na rede pública municipal de saúde das 8h às 17, de segunda a sexta-feira.

Mais lidas da semana