Mídias Sociais

Política

Cidades da região começam a conhecer primeiros registros de candidatura aprovados para a disputa da prefeitura

Avatar

Publicado

em

 

Passado o feriado de 12 de outubro, e restando pouco mais de 1 mês até as eleições municipais que estão marcadas para o próximo dia 15 de novembro, o site DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a divulgar os primeiros pedidos de registro de candidaturas aprovados na região.

Segundo informações do site na manhã desta terça-feira, 13, são 9 candidatos a prefeito em 4 municípios com os nomes já garantidos nas urnas no dia da votação, lembrando que, com exceção de Campos dos Goytacazes, todas as demais cidades da região decidem as eleições no 1º turno.

A legislação eleitoral determina que apenas cidades com mais de 200 mil habitantes podem ter o 2º turno nas eleições majoritárias, que são aquelas para a escolha de prefeitos, governadores e do presidente república. Atualmente, de acordo com o TSE, apenas 95 município do Brasil têm 2º turno, que está marcado para 29 de novembro.

Justamente a única cidade da região, Campos, é uma das que já tem pedidos de registro de candidatura aprovados pela Justiça Eleitoral, e o 1º nome garantido nas urnas é de Tadeu Tô Contigo (REPUBLICANOS), que terá como vice, Coronel Ramiro (REPUBLICANOS), também com a candidatura aprovada.

Cidade com maior número de pedidos de registro de candidatura já deferidos pela Justiça Eleitoral, Cabo Frio já tem 4 confirmados, Rodrigo Gurgel (PSL), Professor Betinho (PSOL), e Professor Fernando Oliveira (UP), além do atual prefeito, Dr. Adriano Moreno (DEM).

Seus vices, respectivamente, Patrick Gaspar (PSL), Márcia Rodrigues (PSOL), Thainá Teixeira (UP), e Rafa Quilombola (DEM), também tiveram seus nomes aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), e estão garantidos no pleito.

Logo atrás de Cabo Frio, vem Armação dos Búzios, com 3 candidaturas aprovadas, as de João Carrilho (PRTB), Tolentino Reis (PODE) e Rubens Lopes (REDE), e seus vices, Roseli Simas (PRTB), Gabriela Azevedo (PODE) e Simone Kikuchi (REDE).

Já o município de Casimiro de Abreu já conheceu seu primeiro candidato com o nome confirmado nas urnas no próximo dia 15 de novembro, o do vereador e ex-prefeito Ramon Gidalte (CIDADANIA), porém, seu vice, o também vereador Lelei da Marmoraria (PDT), ainda aguardava julgamento até a manhã desta terça-feira.

Outra novidade nas recentes atualizações do site DivulgaCandContas, que disponibiliza informações detalhas sobre cada candidato, como projeto de governo, dados sobre dinheiro gasto nas campanha, entre outros, vem da cidade de Carapebus, que registrou o 1º registro de renúncia, o do vice, Claudinho da Rodagem (PMB), que estava registrado na chapa Juninho Zezito (PMB), e que, agora, além de aguardar julgamento, deve ainda apresentar novo nome para vice, afim de completar a chapa.

Mais lidas da semana