Mídias Sociais

Política

Centro de Especialidades Dona Alba, em Macaé, recebe ações da campanha Outubro Rosa

Publicado

em

 

No mês da campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama, tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo, a Prefeitura de Macaé vem realizando uma série de eventos voltados para este tema.

Nesta terça-feira, 26, a Secretaria de Saúde promoveu diversas ações visando a orientação e prevenção à doença, realizadas no Centro de Especialidades Dona Alba, no centro da cidade, com a presença, inclusive, do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA).

Desde o início do mês, o prefeito tem usado suas redes sociais para ressaltar a importância da campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, pauta defendida desde seus tempos na Câmara Municipal, onde foi vereador entre 2013 e 2018.

“Estamos no mês de prevenção ao câncer de mama. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) esse já o tipo de câncer que faz mais vítimas em todo o mundo. Portando, é muito importante fazer a prevenção e o autoteste é fundamental. Aqui do governo estamos reconstituindo a rede de atenção à mulher, que foi desmobilizada nos últimos anos. O 1º passo é a reforma do Núcleo de Atenção à Mulher (Nuanc) da Aroeira, que será reinaugurado nos próximos dias. Se cuide, faça o autoexame, procure um médico”, escreveu o prefeito em sua conta no Twitter no último dia 11.

Na ação no Dona Alba, foram realizadas palestras, distribuição de laços rosas, símbolo da campanha Outubro Rosa, além de roda de conversa e abordagem às pessoas, com objetivo de levar informação e aproximar a população dos profissionais da rede pública municipal de saúde.

De acordo com a diretora administrativa do Centro de Especialidades Dona Alba, Tânia Regina Pinheiro Osório, ao longo de todo o ano, não apenas durante este mês de outubro, a unidade vem realizando ações voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A nossa proposta é mostrar que uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, com prática regular de atividade física, são importantes para prevenção e tratamento do câncer de mama”, acrescentou a nutricionista Mônica Feroni, uma das palestrantes, que falou sobre atitudes que podem auxiliar na prevenção do câncer de mama.

Além dela, participaram do evento ainda a a coordenadora do Centro de Imagem, Renata Tinoco; a coordenadora do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), Georgia Sardinha; a gerente de assistência à saúde, Kelly Coura; e outros representantes da Secretaria de Saúde.

Mais lidas da semana