Mídias Sociais

Política

Cadastramento eleitoral obrigatório segue em andamento em 5 cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense

Avatar

Publicado

em

 

Com o cadastramento biométrico eleitoral obrigatório em andamento em 33 municípios do Estado do Rio, sendo 5 da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, o Tribunal Regional Eleitoral fluminense (TRE-RJ) lembrou que alguns eleitoral estão dispensados do processo.

Tratam-se dos eleitores que tiveram as digitais validadas nas urnas nas últimas eleições gerais, em 2018, graças à incorporação dos dados de identificação civil do Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran.RJ) ao cadastro da Justiça Eleitoral.

“Um convênio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilitou a utilização do banco de dados do departamento pela Justiça Eleitoral. No total, 3.422.705 de eleitores, o que equivale a 27,4% do eleitorado do Estado, tiveram a biometria validada nas últimas eleições, ao serem identificados pelas digitais”, explicou o TRE-RJ.

Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral fluminense, a isenção de comparecer ao cartório, para quem teve os dados validados, vale para os eleitores de todos municípios, com ou sem biometria obrigatória.

Na região, o processo obrigatório está aberto em Arraial do Cabo, Carapebus, Iguaba Grande e Quissamã, até 1 de dezembro desse ano, e Conceição de Macabu, que se encerra no próximo dia 22 desse mês.

Em caso de dúvida, o eleitor pode fazer uma consulta ao site do TRE-RJ ou pela Central de Atendimento Telefônico, no número (21) 3436-9000, para saber se os dados biométricos estão cadastrados na Justiça Eleitoral.

“Basta informar o nome ou o número do título, além do nome da mãe e data de nascimento. Mais informações no site do TRE-RJ”, concluiu o órgão da Justiça Eleitoral fluminense.

Mais lidas da semana