Mídias Sociais

Política

Cabo Frio encerra atendimento de vacinação por faixa etária e passa a atender população a partir dos 5 anos todos os dias

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou uma nova atualização do seu calendário de vacinação municipal contra no coronavírus, que, a partir dessa semana, passará a atender todo o público com idade a partir dos 5 anos.

Com essa decisão a prefeitura encerra a divisão por faixa etária, sendo todos os dias para a repescagem, ou seja, quem ainda não completou o esquema vacinal, recebendo a 2ª dose das vacinas AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer, ou a dose única da Janssen, ou para quem perdeu os prazos para tomar a 3ª dose, ou dose de reforço.

“A divisão por faixa etária foi encerrada e a imunização fica disponível para todas as idades acima de 5 anos, tanto para repescagem como para as doses de reforço. O esquema é válido durante o mês de fevereiro e pode ser revisto ao fim do período”, explicou a prefeitura.

Para atender a vacinação, o município possui 23 unidades de Saúde disponíveis para a aplicação das doses das vacinas, dividas por público alvo, funcionando de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, exceto nos feriados.

Com a mudanças, a vacinação pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, acontecerá apenas no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, na Casa da Criança, e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), da Vila Nova, Parque Burle, Praia do Siqueira/Palmeiras, Manoel Corrêa, Jacaré, Tangará, Peró, Monte Alegre, Nova Califórnia, Botafogo, Maria Joaquina, Angelim e Araçá, além do PAM de Santo Antônio.

Já a vacinação para a população com idade a partir dos 12 anos que ainda não completaram o esquema vacinal ou precisam da 2ª dose da Janssen, devem procurar a unidade ESF de Samburá, de terça a sexta, ou o PAM de São Cristóvão, que funciona apenas às terças e quintas.

Para os demais grupos, que ainda não tomaram a 1ª dose, ou a 2ª dose da Pfizer, ou a 3ª dose das outras vacinas, o atendimento acontece às terças e quintas, das 9h às 15h, no PAM de São Cristóvão, e de terça a sexta, das 9h às 16h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Itajuru, e nas unidades ESF de Manoel Corrêa, Guarani, Jardim Caiçara, Praia do Siqueira/Palmeiras, Jacaré, Peró, Boca do Mato, Jardim Peró, Tangará, Maria Joaquina, Nova Califórnia, Samburá, Botafogo, Angelim e Araçá, além do PAM de Santo Antônio e da UBS Vila do Ar.

“A dose de reforço é aplicada em pessoas que tenham se imunizado com as duas doses há mais de 4 meses. Já as pessoas de 18 a 59 anos com alto grau imunossupressão, que já receberam as 3 doses, devem receber a quarta dose a partir de 4 meses. O intervalo das gestantes e puérperas permanece de 5 meses. Quem tomou a vacina da Janssen, permanece com o intervalo de 2 meses após ser imunizado com a dose única”, detalhou a prefeitura.

Para receber as vacinas em Cabo Frio, é necessária a apresentação de um documento de identidade oficial com foto, do CPF ou do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e da carteira de vacinação, mas apenas para quem vai tomar a 2ª dose, ou a 2ª dose.

Já para quem tem alto grau de imunossupressão, é necessária a apresenção também de documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares, lembrando que a lista das doenças definidas pelo Ministério da Saúde está no site da prefeitura.

Para as pessoas menores de 15 anos que ainda não tomaram sequer a 1ª dose, além de estarem acompanhados de um dos pais ou de um responsável, é necessária a apresentação de um documento de autorização que está disponível no site da prefeitura.

“No caso de impossibilidade da presença do responsável, o jovem deve estar acompanhado de uma pessoa maior de idade munido da declaração de próprio punho do responsável. A Secretaria de Saúde recomenda o preenchimento da autorização antecipadamente para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação”, acrescenta o município.

Já para quem está acamado, a opção é fazer agendamento prévio, para qualquer uma das doses, através do e-mail, acamadoscovid@cabofrio.rj.gov.br, informando nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência, e telefone de contato, além de comprovante de vacinação no caso da 2ª ou da 3ª dose.

“Para quem vai tomar a 2ª dose, um alerta: caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, basta comparecer ao posto no próximo dia útil”, concluiu a prefeitura.

Mais lidas da semana