Mídias Sociais

Política

Cabo Frio anuncia novas medidas para conter avanço da pandemia na cidade e enaltece efeitos da vacinação

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou, no plenário da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 9, suas novas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus, depois da alta de casos confirmados da doença na virada do ano.

Porém, mesmo com o aumento dos casos, segundo dados apresentados pela equipe da Secretaria de Saúde, o número de casos graves diminuiu, mostrando a eficácia da campanha municipal de vacinação.

“Mesmo que o mês de janeiro deste ano tenha tido o maior número de casos confirmados desde o início da pandemia, os casos de agravamento diminuíram muito, pois os números de óbitos e internações não superam os dados do ano passado. Apontamos que esse cenário positivo se deve ao avanço da imunização”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Keli Magno.

Segundo a prefeitura, os dados apresentados reforçam que o avanço da vacinação e demais ações, como o reforço no atendimento e o monitoramento dos casos com foco no diagnóstico, além do acompanhamento do coronavírus, resultaram na queda do número de internações e óbitos pela doença.

A apresentação da equipe da Secretaria de Saúde foi aberta pelo vereador Felipe Fernandes (PDT), que aproveitou para ressaltar a importância do encontro e da transparência nas ações do governo municipal.

Representando a pasta, estiveram a secretária de Saúde, Erika Borges, e a coordenadora de Infecção em Estabelecimentos, Kelly Lopez, além de Keli Magno, que apresentaram gráficos demonstrando a evolução epidemiológica no município e as medidas para o controle da pandemia.

Na plenária da Câmara, a secretária Erika Borges lembrou que a pandemia ainda não acabou, e reforçou que as medidas de segurança para evitar a disseminação do coronavírus precisam ser mantidas e seguidas pela população.

“Estamos à disposição desta Casa e de qualquer órgão ou entidade para prestar as informações sobre a pandemia no município, dando transparência e visibilidade aos dados. Os gráficos e números são acompanhados constantemente por toda equipe da Saúde, para que as estratégias de enfrentamento sejam definidas. No entanto, a atuação deve ser em conjunto com a população. Só vamos avançar e garantir o controle da doença se cada cidadão fizer a própria parte. A pandemia ainda não acabou. É necessário o uso de máscara, a imunização completa e demais medidas para evitar a disseminação do vírus”, alertou Erika Borges.

O encontro foi conduzido pela equipe da Comissão de Combate à Covid (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease) da Secretaria de Saúde, formado pela secretária Erika Borges; a secretária adjunta de Administração e Saúde, Kamila Vianna; a superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Pires; a coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas; o apoiador e facilitador da equipe médica da Saúde da Família, Guilherme Tritany; a apoiadora técnica da secretaria de Adjunta de Atenção e Saúde, Ana Raquel Geawryzewski; e a supervisora do Laboratório de Saúde Pública, Sandra Rabelo.

Participaram da reunião ainda o presidente da Câmara, vereador Miguel Alencar (DEM), e os vereadores Rodolfo de Rui (SOLIDARIEDADE), Léo Mendes (DC), Alexandre da Colônia (DEM), Thiago Vasconcelos (AVANTE), Josias da Swell (PL), Oséias de Tamoios (PDT), e Douglas Felizardo (AVANTE).

Mais lidas da semana