Mídias Sociais

Política

Assinatura de termo para execução de projeto trará benefícios para São João da Barra

Avatar

Publicado

em

 

Representantes da Prefeitura de São João da Barra, da Secretaria Estadual de Ambiente, e da empresa Porto do Açu assinam termo para ações de desobstrução de trechos do Rio Paraíba do Sul

A Prefeitura de São João da Barra assinou termo para execução do projeto de desobstrução em 2 trechos do Rio Paraíba do Sul, com representantes da Secretaria Estadual do Ambiente e da empresa Porto do Açu, concessionária do porto.

Segundo a prefeitura, a ação engloba, em um dos trechos, a desobstrução do meandro existente em ilha, restabelecendo o fluxo de água da margem direita e proporcionando a captação para o abastecimento da população, enquanto em outro ponto, será desassoreado um trecho do canal da margem direita da foz, com a finalidade de permitir a acessibilidade das embarcações pesqueiras.

Os recursos para a intervenção são oriundos de medidas de compensação ambiental, do saldo remanescente da TC03/2014, referente ao Terminal Sul do Porto do Açu, para execução de projetos socioambientais relevantes no município.

A Secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Joice Pedra, explica que o termo constitui, ainda, levantamentos topográficos, batimétricos e elaboração do projeto executivo, especificamente no trecho na foz, onde a intervenção é considerada mais complexa. Assim como a execução, essas etapas serão monitoradas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

“O monitoramento e as intervenções deverão começar em agosto, no meandro para o fluxo d'água. Concomitante a isso, serão feitos os levantamentos topográficos e batimétricos no 2º ponto. Para isso, preparamos o termo de referência para que a Porto do Açu possa licitar esses levantamentos, o projeto executivo e sua realização”, descreveu a secretária, que representou a Prefeita Carla Machado (PPS) na reunião de assinatura.

O governo municipal informou ainda que o termo foi assinado, também, pelo Secretário de Estado do Ambiente, Marco Aurélio Damato Porto; pelo presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marcus de Almeida Lima; pelo diretor de Pós-Licenciamento, José Maria de Mesquita Junior; pelo gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Porto do Açu, Caio Cunha; e pelo diretor de Sustentabilidade da empresa, Eduardo Kantz.

Entre os participantes da reunião estavam ainda o Subsecretário Estadual do Ambiente, Rafael Ferreira; o Secretário de Pesca de São João da Barra, Analiel Vianna; e o coordenador de Meio Ambiente da Porto do Açu, Leonardo Santarossa.

Mais lidas da semana