Mídias Sociais

Política

ANP realiza 15ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de óleo e gás no final deste mês

Publicado

em

Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou que 17 blocos da Bacia de Campos serão ofertados na 15ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de óleo e gás

Em meio à instabilidade gerada com a possível revisão do Repetro estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a indústria se volta mais uma vez para os leilões de blocos exploratórios de petróleo e gás natural, que acontece no fim desse mês.

Depois do sucesso da 14ª Rodada, em setembro de 2017, que marcou a maior arrecadação da história do país, com mais de 3,8 bilhões de reais, no próximo dia 29, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) se prepara para a realização da 15ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios de óleo e gás.

Em fevereiro, a ANP já havia oficializado o nome de 14 empresas interessadas, que tiveram suas inscrições aprovadas pela agência reguladora, sendo 4 empresas para a terra, e 11 para o mar, porque a Petrobras disputará as duas categorias.

Além da estatal brasileira, estão confirmadas ainda gigantes mundiais do setor, como as norte-americanas Chevron e ExxonMobil, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, a russa Rosneft, a hispano-americana Repsol, a malaia Petronas, a catari QPI, e as britânicas Premier Oil e BP.

No total, serão ofertados 70 blocos nas bacias sedimentares marítimas do Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Campos e Santos, e nas bacias terrestres do Parnaíba e do Paraná, totalizando 95,5 mil km² de área.

Desses, 49 blocos estão distribuídos em 7 bacias sedimentares no mar, e 21 blocos, distribuídos em 2 bacias sedimentares na terra, todas “com áreas de novas fronteiras exploratória que se apresentam como oportunidades para grandes, médias e pequenas empresas”, segundo a ANP.

Na Bacia de Campos, que saiu da última rodada muito fortalecida, quando concentrou mais de 90% de todo o investimento feito no leilão, serão ofertados 17 dos 49 blocos, totalizando mais de um terço (1/3) de todos os blocos das bacias marítimas da 15ª Rodada, comprovando mais uma vez a importância da região para o setor.

O evento começará no dia 28 de março, às 15h, com o credenciamento, com a conclusão dos leilões a partir das 8h do dia 29, no Hotel Pullman Rio de Janeiro São Conrado, que fica na Avenida Aquarela do Brasil, 75, no bairro de São Conrado, na capital fluminense.

 

BOX: Empresas inscritas na 15ª Rodada

Terra

Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia S.A., Brasil

Parnaíba Gás Natural, Brasil

Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, Brasil

Rosneft Brasil E&P Ltda., Rússia

Mar

BP Energy do Brasil Ltda., Reino Unido

Chevron Brazil Ventures Llc., EUA

Exxonmobil Exploração Brasil Ltda., EUA

Murphy Exploration & Production Company, EUA

Petronas Carigali Sdn Bhd, Malásia

Premier Oil do Brasil Petroleo e Gas Ltda., Reino Unido

QPI Brasil Petroleo Ltda., Qatar

Repsol Exploração Brasil Ltda., Espanha-EUA

Shell Brasil Petróleo Ltda., Holanda-Reino Unido

Total E&P do Brasil Ltda., França

Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, Brasil

Mais lidas do mês