Mídias Sociais

Política

Ação do Ônibus Lilás em Carapebus tem evento recheado de atividades para as mulheres e para toda população

Publicado

em

 

A cidade de Carapebus recebeu, nesta terça-feira, 5, o Ônibus Lilás, fruto de uma parceria entre a prefeitura e o governo estadual, como parte da programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama.

A parceria com o Governo do Estado foi feita através da Secretaria de Trabalho e Renda, que organizou a vinda do Ônibus Lilás, que oferece diversos serviços gratuitos não apenas para as mulheres, mas para toda a população do município.

Equipamento itinerante da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e da Superintendência de Enfrentamentos à Violência Contra as Mulheres, o Ônibus Lilás presta serviços de atendimentos de assistência social, jurídica e psicológica a todas as mulheres e meninas que sofrem ou sofreram algum tipo de violência.

A ação tem ainda o objetivo de oferecer atendimentos do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania, com a possibilidade de isenções em taxas para emissão de documentos, não só para as mulheres, mas para toda população.

Nesta terça-feira, o Ônibus Lilás ficou na Praça Frey Balthazar, e durante a ação foi montada uma tenda para os atendimentos, além de serem realizadas diversas atividades, como apresentações musicais, exposições de artesãos, contação de histórias, equoterapia, esportes, exercícios físicos, aulas de defesa pessoal, alongamentos, entre outras.

Profissionais da Secretaria de Saúde promoveram ainda diversas palestras voltadas à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama, bem como ações nas áreas de odontologia, atenção básica e vigilância em saúde, além da vacinação contra a influenza.

A ação também contou com a parceria das secretarias municipais de Assistência Social, de Esporte, de Meio Ambiente, de Educação, de Cultura, e de Segurança e Trânsito, com a participação da Guarda Municipal e da Patrulha Maria da Penha.

Participaram ainda equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), de apoio do Microempreendedor Individual (MEI), da Guarda Mirim, e da Polícia Militar.

Mais lidas da semana