Mídias Sociais

Política

Ação conjunta de secretarias municipais prepara região serrana de Macaé para receber turistas neste Carnaval

Publicado

em

 

Área de grande interesse turístico do município, principalmente com a chegada do Carnaval, neste fim de semana, a região serrana de Macaé recebeu atenção especial da prefeitura nesta semana, com a ampliação da atuação nas praias e nas cachoeiras, que devem receber muitos visitantes neste feriado.

As ações foram realizadas em conjunto pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil e da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que buscaram levar conscientização e fiscalização aos visitantes e moradores quanto à prática de atitudes seguras e sustentáveis.

Outra preocupação da prefeitura com as ações na região serrana foram as alterações das medidas restritivas referentes ao combate e disseminação da pandemia do coronavírus, que ainda atinge a cidade e o Estado do Rio, assim como todo o país.

Segundo o município, a partir deste sábado, 26, agentes da Defesa Civil vão percorrer diversos pontos com a proposta de destacar a prevenção no acesso às cachoeiras, como Ciriaca, Frade, Sana, Bicuda Pequena e Bicuda Grande.

“O reforço da equipe é necessário para melhor atender moradores e visitantes. O cuidado deve ser durante todo o dia, principalmente no final da tarde, em que podem ocorrer as chuvas de verão”, ressaltou o secretário da pasta, Joseferson de Jesus.

O gestor lembra ainda que, nas praias, a indicação da pasta é que os banhistas fiquem atentos às orientações do Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), quanto às bandeiras posicionadas na areia sobre riscos de correnteza.
A Defesa Civil de Macaé recomenda também ações de prevenção e cuidado, principalmente, em caso de mudança repentina no tempo e na chegada rápida de chuvas fortes que podem atingir a região neste feriado.

“Além de observar as condições do tempo e ter conhecimento de como deixar o local rapidamente em caso de necessidade, o visitante deve ter atenção redobrada com crianças e idosos, evitar saltar de locais altos, não mergulhar de cabeça e não ingerir bebida alcoólica”, reforçou a Secretaria Adjunta de Defesa Civil.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade também estará a postos neste período de Carnaval fiscalizando áreas de cachoeiras e praias da cidade, com uma novidade, que será a colocação de 14 placas com recomendações turísticas nas regiões de cachoeiras, na serra macaense.

O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, justifica que, durante a Operação Verão, neste ano, a pasta constatou que o número de placas de sinalização nas cachoeiras era insuficiente para atender de forma adequada a esses locais.

“As novas placas começaram a ser instaladas nesta quarta-feira (23) nas localidades turísticas do Sana, Glicério, Bicudas e Serra da Cruz”, revelou Juninho Luna.

Entre as recomendações da prefeitura, uso de embalagens de vidro e de churrasqueiras artesanais ou domésticas, som alto e dispensa de lixo no entorno das cachoeiras são expressamente proibidos e tomados como exemplo do que vem escrito nas placas.

“Os agentes da Guarda Ambiental vinculados à Secretaria de Ordem Pública fazem parte da equipe de apoio à operação que trabalha na verificação se as regras estabelecidas estão sendo cumpridas para evitar riscos ao ambiente natural”, concluiu o município.

Mais lidas da semana