A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em Cabo Frio e São João da Barra pela 34ª fase da Operação Lava Jato nesta quinta-feira, dia 22. Batizada de Operação Arquivo X, a ação investiga a contratação de empresas pela Petrobras e acontece em diversos estados do país. Não há informações sobre quais são as empresas investigadas na Região dos Lagos e no Norte Fluminense.
Segundo a Polícia Federal, em Cabo Frio, uma pessoa, que não teve a identidade revelada, foi levada para prestar depoimento na delegacia como parte da operação.
Nesta fase da Lava Jato são investigados fatos relacionados à contratação pela Petrobras de empresas para a construção de duas plataformas (P-67 e P70) para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas Floating Storage Offloanding.
Ao todo, as equipes policiais tinham o objetivo de cumprir 49 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão temporária e oito mandados de condução coercitiva nos estados envolvidos, que são São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
Flávia Martins