Mídias Sociais

Geral

Verificação da taxa de taxímetros de Macaé já tem data prevista

Avatar

Publicado

em

 

Após comemorarem os diversos benefícios conseguidos para a categoria, agora os taxistas festejam a data do acerto do aumento do taxímetro. O valor foi acrescido em 10,5% , de acordo com o Sindicato dos Taxistas de Macaé,  e a realização dos procedimentos de atualização da tarifa e de verificação dos taxímetros acontecerá entre os dias 18 e 29 de julho.

 

O calendário foi definido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM) e publicado em diário oficial no último dia 4 de julho. A portaria IPEM/GRAPE 772/2016 definiu ainda que o atendimento aos permissionários que prestam o serviço de táxi em Macaé será realizado pela Regional Campos dos Goytacazes-RJ, na Rua Carlos Drumond de Andrade, s/nº - Parque Rodoviário.

 

Além da antecipação do calendário por conta da atualização de tarifa, os serviços terão que ser executados pela equipe do instituto no município vizinho por conta de restrições técnicas e financeiras relacionadas ao órgão do Governo do Estado.

 

Para que a verificação do dispositivo do veículo seja realizada neste período, o taxista deverá seguir as determinações dispostas na Portaria. Uma delas é a obrigatoriedade dos permissionários em providenciar a atualização de tarifa autorizada pelo Decreto Municipal 059/2016 junto às oficinas credenciadas. Para isso, deverão apresentar o Certificado de Verificação 2015.

 

Depois deste procedimento,  deverá ser consultado pelos taxistas para retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$51,96, e fazer o agendamento da verificação do taxímetro. Este agendamento será realizado por data, turno e local de execução do serviço e não serão abertas exceções destas condições.

 

Além da taxa paga, os outros documentos serão necessários para a realização da verificação. Toda documentação está listada na Portaria IPEM/GRAPE nº 687/2015. O procedimento de verificação será feito pelo teste de pista, análise documental e cumprimento de determinações, emissão do certificado e pela marcação do taxímetro. Após isso, os táxis verificados receberão o Selo de Vistoriado 2016.

 

Macaé conta atualmente com uma frota homologada de 179 táxis, sendo 177 veículos convencionais já em atuação e outros dois adaptados para as pessoas com deficiência que, tão logo recebam os ajustes necessários, em cumprimento ao prazo legal, também entrarão em circulação.

Mais lidas da semana