Mídias Sociais

Destaque

Vacinação antirrábica prossegue em Macaé

Avatar

Publicado

em

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prossegue com a campanha de vacinação antirrábica no município. Nesta semana, os agentes estão nas localidades de Barra do Sana, Imboassioca, Areia Branca, Fazenda Celso Daniel e Cabiúnas, das 9h às 16h. Até sexta-feira (13), foram vacinados 1.929 animais entre cães e gatos.

De acordo com informações do coordenador geral do CCZ, Flávio Pascoal, a meta é vacinar 23 mil animais até o mês de julho em todo município. Ele informa que a vacinação nos postos de Barra do Sana e Areia Branca serão realizadas, nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), em função das chuvas que atingiram essas localidades, na semana passada.

O coordenador informa ainda que a campanha de vacinação antirrábica acontece todos os anos e outro objetivo dos agentes é conscientizar a população da importância da vacinação já que a raiva é uma doença transmitida pela mordida de animais que pode levar a pessoa à morte.

Os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses orientam que no caso de animais que estejam doentes, em tratamento de saúde ou debilitados devem esperar a recuperação para receber a vacina. "O mesmo vale para as fêmeas que estejam prenhas. Os proprietários de cães devem levá-los presos em guias e os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes", explica Flávio Paschoal.

Caso a pessoa seja mordida por um desses animais, o local machucado deve ser lavado imediatamente, procurar a unidade de saúde mais próxima e isolar por até dez dias o animal infectado. Mais informações pelos telefones: 0800-022-6461, 2772-6461 e 2796-1186.

 

Cronograma de vacinação

Quarta-feira (18) - Barra do Sana (volante)
Imboassica- Praça do bairro - Postos fixo e volante

Quinta-feira (19) - Areia Branca (volante)
Fazenda Celso Daniel (antes e depois do trevo dos 40)
Sexta-feira (20) - Cabiúnas

Mais lidas da semana