Mídias Sociais

Geral

Justiça Eleitoral de Macaé aguarda mesários convocados para as Eleições 2016

Avatar

Publicado

em

 

Após a convocação dos 967 mesários para as Eleições 2016, a 109ª Zona Eleitoral de Macaé, através do Poder Judiciário do município, aguarda a presença de todos os chamados ao Cartório Eleitoral para que imediatamente dê ciência à convocação, sendo que o prazo está se esgotando. E para que ninguém fique inadimplente com a justiça eleitoral.

Vale lembrar que o trabalho dos mesários nas eleições é a oportunidade que o eleitor tem de exercer a cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro.

Quem quiser confirmar a convocação com o nome, título eleitoral, função para a qual foi nomeado, seção eleitoral e local de votação onde irá trabalhar é só verificar as publicações no Jornal Diário da Costa do Sol nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de agosto de 2016.

A 109ª ZE lembra também que se o mesário convocado não se apresentar no local e hora estabelecidos, tem 30 dias para justificar a ausência ao juiz eleitoral. Caso não seja dada uma justificativa, poderá pagar uma multa a ser estabelecida pela justiça.

Se o faltoso é servidor público e não justificar sua ausência, irá receber suspensão de 15 dias sem pagamento. Essas penas poderão ser em dobro se a mesa deixar de funcionar por causa da falta de determinado mesário.

Prazos e Funções

As nomeações dos mesários que irão trabalhar nas Eleições Municipais do dia 2 de outubro próximo, para o primeiro e eventual segundo turnos de votação, começaram no dia 13 de junho pela Justiça Eleitoral e terminaram no dia 3 de agosto.

Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição estão as seguintes: presidente da Mesa Receptora de votos e de justificativas; 1º ou 2º mesários; 1º e 2º secretários e suplente. Cabe aos convocados organizar a Seção Eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir com tranquilidade, os trabalhos de votação.

 

Esio Bellido

Foto: Divulgação

 

Mais lidas da semana